O Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão concluiu o apetrechamento previsto para o ano de 2016 com a aquisição e operacionalização de diversos equipamentos, necessários a um cada vez melhor funcionamento e assistência às populações. Os Bombeiros Municipais têm já ao seu dispor um eletrogéneo de emergência rebocável, que permite a alimentação de energia de emergência do quartel, bem como a capacidade de ser projetado para operações de proteção, socorro e proteção civil. Foram igualmente adquiridas no ano que agora termina duas motobombas de grande capacidade de bombagem e duas eletrobombas, para responder fundamentalmente a situações de inundações e esgotamentos nas zonas críticas do concelho. 
Três depósitos de combustível para sustentação das operações, com diferentes capacidades para transporte e armazenamento de combustível, garantem a partir da agora a continuidade das operações de proteção e socorro no município, permitido desta forma aumentar a capacidade operacional dos agentes da Proteção Civil no terreno. Destaque também para o sistema informático, que foi modernizado, quer do ponto de vista do hardware, quer do ponto de vista do software.
A aquisição e operacionalização do investimento agora concluído ascendeu a cerca de 40 mil euros, um valor totalmente suportado pelo Município de Olhão. Também na reta final deste ano, os Bombeiros Municipais de Olhão foram contemplados com cerca de 1.200 euros, verba entregue pelo hipermercado Jumbo de Olhão, no âmbito da campanha «Saco Solidário 25 dias Jumbo», que teve como objetivo apoiar as corporações locais de bombeiros.