A Câmara Municipal de Lagos assinou Contratos-Programa com os Clubes e Associações Locais que enquadram o regime de comparticipação financeira da autarquia no âmbito da Candidatura ao Programa de Formação e Apoio ao Associativismo Desportivo (PFAAD), para a época desportiva de 2016/17. Os contratos visam operacionalizar e sistematizar alguns dos pressupostos que estiveram na base da elaboração do programa, especialmente no que se refere à Formação Desportiva, enfatizando aspetos basilares tais como objetivos, princípios pedagógicos e técnicos, parceiros, apoios e trabalho multidisciplinar.
O programa de formação e os contratos têm por base princípios de racionalidade na gestão de recursos e equidade, consubstanciados num conjunto de propósitos que importa ressalvar, nomeadamente: o relevante papel desenvolvido pelos Clubes e Associações locais no fomento e desenvolvimento das várias modalidades desportivas, proporcionando aos jovens e munícipes uma prática desportiva regular; que o desporto deve emergir como uma atividade social de valor inegável e que o desenvolvimento da prática desportiva não deverá ser só sinónimo do aumento de praticantes, mas também, da qualidade que se pretende desses mesmos praticantes; finalmente, que a concessão dos apoios aos Clubes Desportivos, em especial os de componente financeira, deve obedecer a uma lógica, onde os critérios devem ter em consideração a dimensão associativa de cada uma das entidades a apoiar, bem como o trabalho por ela desenvolvido no âmbito da prática desportiva.
Foram apresentadas 19 candidaturas, sendo que 18 estavam em condições para avançar e assinar o contrato. A cerimónia decorreu no dia 19 de dezembro, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, e tanto a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, como o Vice-Presidente, Hugo Pereira (responsável pelo pelouro do Desporto), confirmaram que os clubes tiveram um papel preponderante em todo este processo, “tendo sido verdadeiros parceiros na elaboração deste documento”. “Ainda que possa não ser o suficiente esta medida é já um princípio e um grande avanço aos apoios concedidos nesta área”, considerou Hugo Pereira, sublinhando igualmente o facto deste apoio ser, sobretudo, canalizado para a área da formação de atletas.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Lagos está a investir no apoio ao associativismo desportivo e para a época 2016/2017 (Agosto 2016/Julho 2017), um total de 581 mil euros, nas vertentes de cedência de instalações desportivas para treinos e competições e viaturas municipais, subsídios financeiros e outros apoios logísticos.