No desenvolvimento de um conjunto de políticas sociais de apoio e acompanhamento dos idosos no concelho e no âmbito das comemorações de Natal do município de Castro Marim, a autarquia organizou, no dia 18 de dezembro, um almoço-convívio destinado aos seniores do concelho, que reuniu cerca de 600 idosos num dia diferente. “Para mim, a vida e o bem-estar de cada um é mais importante que qualquer obra, por mais valiosa que seja. É um ato de justiça e uma obrigação de todos nós proporcionar uma velhice com o mínimo de dignidade a quem teve uma vida difícil. Sou sério e realista e tenho a consciência de que não consigo dar resposta a todas as necessidades em tão pouco tempo, mas luto e lutarei com todas as minhas capacidades e não me resignarei perante o sofrimento dos outros”, declarou no seu o discurso o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim.
Na ocasião, Francisco Amaral sustentou o cunho político do seu executivo, cujas prioridades têm sido a implementação de medidas e iniciativas no âmbito da saúde, educação e ação social. Presentes na comemoração estiveram também os autarcas e representantes das juntas de freguesia e das Instituições Particulares de Solidariedade Social locais, fundamentais no desenvolvimento de políticas sociais de proximidade. 
Com esta iniciativa, a autarquia quis propiciar aos idosos de Castro Marim, que muito têm contribuído para a construção de um concelho mais evoluído e solidário, uma tarde de homenagem, de convívio e de partilha dos valores da amizade e da fraternidade de uma faixa muito significativa da população castromarinense.