A autarquia de Faro está apostar fortemente no Turismo Criativo para relançar o peso de setores económicos farenses mais antigos, ligados às tradições, produtos e valores locais. De facto, quem visita atualmente o concelho, tem ao seu dispor a possibilidade de confecionar as famosas cataplanas algarvias, colaborar na preparação de provas de bebidas, mas também de frequentar ateliers de produção de peças de artesanato algarvio ou ainda de experimentar algumas das práticas ancestrais de produção ou preparação alimentar.
A aposta da autarquia no Turismo Criativo é também o resultado de um trabalho de acompanhamento e análise que tem sido efetuado no sentido de avaliar as preferências e interesses dos turistas que permanecem no município durante dois ou mais dias, considerados como o principal público-alvo para estas atividades. Este acompanhamento, e posteriores ações determinadas por ele, já produziu resultados junto de várias empresas que, contando com o apoio total da autarquia, têm apostado na diferenciação e na diversidade da oferta disponibilizada, no sentido de ir ao encontro às preferências identificadas junto dos milhares de turistas que visitam Faro.
No seguimento desta aposta da autarquia teve lugar mais uma reunião de reflexão e organização para a promoção destas novas atividades ligadas ao Turismo Criativo, que serviu igualmente para a apresentação do projeto europeu Creatour, financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este projeto, que na região é coordenado por três professores da UAlg, entre os quais Alexandra Rodrigues Gonçalves, atual Delegada Regional da Cultura, irá dedicar-se, nos próximos anos, no apoio à implementação e afirmação de cinco ateliers de trabalho.