Ao longo do mês de dezembro, as galerias de arte de Albufeira abrem-se ao espírito da época e acolhem motivos de Natal. Na Galeria de Arte João Bailote é possível apreciar presépios com pedra do mar, da autoria do escultor Joaquim Pargana. Na Galeria de Arte Samora Barros, a proposta é a de se deixar encantar com os enfeites de Natal feitos a partir de objetos reciclados.
São dezenas de esculturas feitas a partir da pedra do mar, representando o presépio. O escultor, Joaquim Pargana é o autor desta exposição a que deu o título de «Imaginário» e que nos convida a entrar no espírito da época com arte. Residente na freguesia de Albufeira e Olhos de Água há cerca de 40 anos, Joaquim Pargana dedica-se a esculpir as pedras que encontra no mar em originais peças decorativas. Peixes, golfinhos, cavalos-marinhos, tartarugas, caranguejos, sereias, deuses do mar, aves e alguns santos evidenciam o talento e o engenho deste autodidata que começou por pintar, esculpir o barro e só há cerca de 15 anos se iniciou na pedra do mar.
Para além de lhe fornecer a matéria-prima para os seus trabalhos, o mar serve também de fonte de inspiração. Tem peças que lhe foram encomendadas para oferecer aos ex-Presidentes da República Jorge Sampaio e Mário Soares. Expôs pela primeira vez o seu trabalho em 1996, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira. Desde então, tem participado em diversas feiras nacionais e internacionais de artesanato, preferindo, no entanto, recolher-se à pacatez dos Olhos d´Água e do seu atelier.
Já na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, a proposta vai para a criatividade e o engenho do público escolar e dos utentes dos Lares e Centros de Dia de Albufeira: a partir de objetos aparentemente sem mais utilidade fizeram nascer todos os enfeites que a quadra merece. O objetivo da exposição é o de sensibilizar para a importância da reutilização de materiais, aplicada à criação das tradicionais decorações natalícias, com recurso à técnica dos «3R´s: Reduzir Reutilizar e Reciclar».