A partir das 14h do dia 3 de dezembro arranca, na freguesia da Guia, concelho de Albufeira, o Mercado de Natal, evento que integra o Programa «Guia Natal». O Mercado de Natal vai acompanhar as figuras do Presépio de Rua, percorrendo a Rua General Humberto Delgado e a Rua 25 de Abril, no centro da povoação.  
Cerca de 50 expositores, entre produtores e associações locais, serão o alvo da atenção dos muitos visitantes que são esperados neste fim-de-semana, através das suas peças de artesanato, brinquedos, bugigangas, decorações de Natal e, naturalmente, a gastronomia da região, nomeadamente os doces típicos da quadra. O Mercado de Natal funciona entre as 14h e as 21h, e conta com um programa de animação itinerante que irá estar em permanência durante todo o evento. Paralelamente, o destque vai para alguns projetos culturais locais que também marcarão presença. Um dos destaques vai para a Bandinha Popular da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne que atua em ambos os dias, entre as 15h e as 16h30.  
No domingo, na Igreja Matriz da Guia, a partir das 19h30, o Conservatório de Albufeira marcará presença no Concerto de Encerramento, que incluirá o Duo de Guitarra e Violino composto por Savva Pereverzev (Violino) e Petr Pereverzev (Guitarra). Tudo isto estará associado ao Presépio de Rua, composto por um conjunto de figuras em grandes dimensões que representam diversas cenas históricas ligadas ao nascimento de Jesus: a Anunciação do Anjo a Maria, a Natividade, personagens como o Rei Herodes e os Reis Magos entre outras figuras que costumam povoar os presépios de Natal.