O Cine-Teatro Louletano recebeu, no dia 2 de dezembro, a final da oitava edição do Concurso de Fado Amador de Loulé, uma organização da «Tudo Isto é Fado» e da Câmara Municipal de Loulé que percorreu, ao longo de várias semanas, as diversas freguesias do concelho. Apurados os finalistas, a grande vencedora foi Inês Canteiro, numa noite que foi ainda abrilhantada pelas soberbas vozes de Jorge Fernando e Fábia Rebordão.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

O Concurso de Fado Amador de Loulé voltou à estrada, após alguns anos de descanso, e a oitava edição, organizada pela «Tudo Isto é Fado» e pela Câmara Municipal de Loulé, decorreu de 23 de setembro a 2 de dezembro, mercê do facto de, pela primeira vez, percorrer todas as freguesias do maior concelho do Algarve. Assim, muitas foram as noites de sexta-feira animadas pelas várias eliminatórias, que começaram na Sociedade Recreativa de Vale Judeu (São Sebastião), seguindo-se a Casa do Povo de Querença (União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim), o Centro Comunitário de Salir (Salir), o Grupo Desportivo Ameixialense (Ameixial), a Casa do Povo de Alte (Alte), o Centro Social e Comunitário de Vale Silves (Boliqueime), o Salão do Centro Autárquico de Quarteira (Quarteira), a Associação Social e Cultural de Almancil (Almancil), e o Grupo Desportivo Barreiras Brancas (São Clemente).
A grande final foi disputada no dia 2 de dezembro, no Cine-Teatro Louletano, numa gala que contou com a participação dos convidados especiais Jorge Fernandes e Fábia Rebordão. Antes disso, porém, escutaram-se as vozes dos concorrentes, uns estreantes, outros com mais experiência, mas todos eles amadores e divididos em duas categorias. Na categoria Revelação, para menores de 18 anos, cantaram Renato Néné (Vila Real de Santo António), Beatriz Cavaco (Salir), Zélia Viana (Aljezur), Carlota Valério (Olhão), Marta Nascimento (Moncarapacho) e Rita Luz (Portimão). Na vertente de adultos atuaram Melissa Dourado (Vale Judeu), Carla Duarte (Portimão), Vânia Rodrigues (Alte), Joana Vales (Mourão), Filipa Nobre (Salir), Ivo Lima (São Brás de Alportel), Arnaldino Jacques (Quarteira), Alice Oliveira (Quarteira), Maria Infante (Moura), Alexandra Viana (Loulé), Amélia Mascarenhas (Estoi), Eva Zambujo (Sines), Inês Canteiro (Amadora) e Helena Rafael (Quarteira).
Os fadistas foram acompanhados por Valentim Filipe à guitarra portuguesa, Tiago Filipe na viola e Tó Correia no contrabaixo, enquanto o júri era constituído por Conceição Leite, José Leal, José Bandarra, Teresa Viola e Isa de Brito. A eles coube a difícil decisão de escolher os vencedores do 8.º Concurso de Fado Amador de Loulé, sendo que a vertente Revelação foi ganha por Zélia Viana. Na principal categoria, o triunfo coube a Inês Canteiro, com Joana Vales a ficar em segundo lugar e Alice Oliveira a ocupar a terceira posição do pódio. No final, confirmado o sucesso da iniciativa, ficou a promessa de nova edição, em 2017, para dar a conhecer mais novos valores do Fado, Património Imaterial da Humanidade.