Como corolário das comemorações dos 75 anos do Lar da Criança de Portimão realizadas ao longo de 2016, vão ter lugar diversas atividades na segunda quinzena do mês de dezembro. Assim, no dia 17, pelas 10h, no Portimão Arena, decorre a Festa de Natal destinada às crianças, aos seus pais, familiares e amigos, bem como a todos os atuais e ex-funcionários. Será um espetáculo de entretenimento desenvolvido pelos colaboradores do Lar da Criança de Portimão.
Nesse mesmo dia, pelas 16h, na Casa Manuel Teixeira Gomes, será inaugurada uma exposição, que ficará aberta ao público até dia 24 de dezembro, de trabalhos realizados pelos alunos do Centro de Atividades de Tempos Livres (C.A.T.L.), assim como dos logotipos criados pelos alunos de Design do ISMAT para tais comemorações. Também neste dia acontece o Jantar de Natal da Instituição, com distribuição aos atuais e antigos funcionários e associados de medalhas comemorativas da efeméride.
No dia 22 de dezembro, pelas 19h, realiza-se, no Auditório do Museu Municipal, a apresentação e o lançamento do livro, «Lar da Criança de Portimão: A Utopia de um Colo», da autoria da Professora Doutora Maria João Raminhos Duarte, escrito especificamente para assinalar os 75 anos da fundação do Lar da Criança de Portimão.
Já no dia 23 de dezembro – dia da fundação do Lar da Criança de Portimão, em 1941, e para encerramento das comemorações, verifica-se, pelas 14h, no polo da Ouriva, o descerramento de uma placa alusiva à efeméride, seguindo-se, pelas 16h, no átrio da sede do Lar, na Avenida Miguel Bombarda, a inauguração de uma Exposição de Fotografias dos ex-presidentes de direção do Lar, bem como de fotografias de antigos alunos finalistas. Nos dois equipamentos, haverá um Bolo de Aniversário e serão cantados os parabéns à Instituição. Haverá ainda neste dia, pelas 19h, uma celebração, na Igreja Matriz de Portimão, em sufrágio de todos os membros dos órgãos sociais, colaboradores e associados já falecidos.