Mais do que um espaço de compra e venda, o Espaço Multiusos de Albufeira é, nesta quadra, um local aberto ao verdadeiro espírito de Natal, com cânticos, oficinas, espetáculos e sorrisos por toda a parte. Para o efeito são usadas duas salas, sendo que, na A, terá lugar o Mercado e um palco para diversas atuações por parte de grupos e associações regionais. A Sala B está reservada aos mais pequenos que todos os dias poderão frequentar, entre as 15h e as 20h, oficinas de experimentação e construção de materiais. A este espaço a organização chamou «Oficina dos duendes» e oferece pinturas faciais, construção de decorações de Natal, a chamada Arca das Trapalhadas, o Cantinho dos Jogos (jogos de construção e de mesa) e ainda um espaço para elaboração de Postais de Natal.
A abertura do Mercado de Natal no EMA acontece no dia 8 de dezembro e vai prolongar até ao domingo, 11 de dezembro, entre as 14h e as 20h. No primeiro dia, as atuações estão a cargo dos «Kids Dance» da Academia Desportiva e Cultural Praia da Falésia (15h30), seguindo-se os U-Dance Academy (16h30) com Hip-hop, dança oriental e fusão tribal, o Grupo Coral da Casa do Alentejo em Albufeira (17h30), a Associação LUEL – Ginástica Rítmica/Hip Hop/Ballet e Danças de Salão (18h30) e, uma hora depois destes, o Rancho Folclórico de Albufeira.
Na sexta-feira, 9, a primeira atuação é a do Grupo Coral «Vozes da UATI» - Associação dos Amigos de Albufeira (15h30), segue-se o «Duo de Acordeão», do Conservatório de Albufeira (17h30), uma hora depois será tempo para uma demonstração de Karaté, a cargo da Associação Centro de Karaté Shotokan do Algarve e, às 19h30, o programa fecha com «Danças Orientais», do Guia Futebol Clube. Sábado será dia para «Canções Escutistas», pelo Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 714, de Albufeira (14h30), a atuação da FUETE – Academia de Dança de Albufeira (16h30), depois Danças de Salão do F.C. Ferreiras (17h30) e ainda a Real Tuna Infantina – Tuna Académica Mista da Universidade do Algarve (18h30).
No domingo, oportunidade para assistir novamente a uma Demonstração de Artes Marciais pelo Clube de Artes Marciais de Albufeira (14h30), ao Rancho Folclórico dos Olhos de Água (15h30), ao K.I.D.S. – Karen’s International Dance Studio (16h30), ao Hip-hop da Associação SOUL (17h30) e à Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne (19h).