A Câmara Municipal de Monchique já entregou os primeiros cheques no âmbito do Programa/Regulamento Habita Jovem, único no território nacional, de apoio para aquisição ou reabilitação ou reconstrução de habitação própria e permanente. O programa abrange apoios que vão dos cinco aos 15 mil euros, sendo que os beneficiários garantem uma inalienabilidade e uma residência permanente no Concelho de Monchique pelo prazo de 10 anos.
O programa abrange jovens e jovens casais cuja média de idades não ultrapasse os 40 anos de idade e cujos rendimentos anuais não superem o presente em Regulamento, residentes ou não no Concelho de Monchique, oferecendo assim condições mais favoráveis para aqueles que desejam residir em Monchique. “É um programa arrojado e inovador que demonstra uma vontade de fixar populações no território onde se tem assistido, desde os anos 70 do século passado a uma redução significativa da população residente. Temos que inverter esta tendência, criando programas, levando a cabo iniciativas que promovam a fixação e crescimento da população”, frisou o Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, que relembrou o sucesso da iniciativa «Enxoval do Bebé», onde cada criança que nasça tem um apoio direto de 500 euros para adquirir bens para o bebé no comércio local de Monchique.
O edil acrescentou ainda que os milhares de euros agora investidos na fixação destes jovens e de outros que optem por recorrer ao programa Habita Jovem terão, efetivamente, um retorno significativo, nomeadamente “o da esperança para um território de baixa densidade populacional, que pretende inverter os números, que há décadas são negativos, no âmbito da população residente”.