Portimão foi a cidade escolhida por Ricardo Diniz para ser a sede técnica e ponto de partida para os treinos de mar do seu veleiro. A embarcação vai estar nos Estaleiros da Marina de Portimão até abril de 2017, altura em que terá inicio a próxima aventura em solitário deste projeto.
Conhecido como o «Navegador Solitário», Ricardo Diniz sempre teve uma intensa e apaixonada relação com o mar. Apenas com oito anos de idade decidiu que um dia faria a volta ao mundo à vela sozinho, tendo já navegado o equivalente a quatro voltas ao mundo. Desde há muito que desenvolve missões que se destinam a projetar Portugal e as suas empresas e produtos no mundo, através do mar. Exemplo disso foi a ida até Londres para oferecer à Rainha Isabel II, a propósito do seu 80.º aniversário, uma garrafa de Vinho do Porto, também com 80 anos.
Em 2012, Ricardo Diniz circum-navegou a Zona Económica Exclusiva portuguesa, com o objetivo de chamar a atenção para o facto de que todo aquele é um Mar Português. Pouco depois lançou o seu primeiro livro «Expedição Mare Nostrum». Velejou também até ao Brasil «alentando» a nossa seleção no Mundial de Futebol em 2014.
Autor, orador, coach e empreendedor, com uma postura de vida e de ação notáveis, enfuna as suas velas com a Alma Portuguesa, a todos transmitindo uma mensagem entusiasmante e cativante, positiva e moralizadora, de sentido de vida de esperança e futuro, de defesa do que é Português e de Portugal.