É apresentada, no dia 17 de dezembro, pelas 15h, no Arquivo Municipal de Loulé, a edição 16 da Revista Al-úlyá, sendo igualmente lançado um microsite dedicado em exclusivo a esta publicação. A revista Al-úlyá é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural da propriedade da Câmara Municipal de Loulé, produzida e editada pelo então Arquivo Histórico Municipal, em 1992.
Concebida para um segmento de público especializado, tem a particularidade de atrair também leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das Ciências Sociais, das Humanidades e do Património Histórico-Cultural. Nas últimas duas décadas, a Al-Úlyá permitiu o registo e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da Arqueologia, da História Local, do Património Arquitetónico, Etnográfico e Cultural, alterando positivamente e por completo a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do Município. Para isso têm contribuído distintos investigadores mas também a riqueza patrimonial concelhia e a força e vitalidade da sua cultura, reconhecidas no contexto regional e nacional.
Com a publicação do décimo primeiro volume, em 2006, a revista surgiu com novo grafismo, com um design renovado, uma imagem mais contemporânea e em linha com outras revistas da especialidade mantendo, inalterável, a filosofia que está subjacente à sua génese. Acresce ainda que a revista tem vindo gradualmente alargar os seus conteúdos para além do Município de Loulé. A colocação da revista na Web é, não só, a resposta adequada às exigências dos investigadores e do público em geral, mas também a melhor forma de ampliar a afirmação dos valores da identidade louletana.