No dia 16 de dezembro, a turma do 8.º A da Escola EB 2, 3 Poeta Bernardo de Passos, em São Brás de Alportel, entregou à Loja Social o resultado de uma campanha de recolha de brinquedos e roupas. Seguiu-se, no dia seguinte, mais um momento solidário, com a entrega na Loja Social de uma grande quantidade de farinha e azeite, por parte de uma pequena empresa local - família Fidalgo. Para o dia 20 de dezembro está reservada a entrega do Cabaz da Consoada às famílias que têm crianças, que vem ainda mais recheado com presentes para todos os meninos e meninas.
O Cabaz da consoada é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel que conta com a parceria do núcleo local da Cáritas e do Exército de Salvação de São Brás. Por mais um ano, o Exército de Salvação, com a colaboração de Wanda Crawford, Presidente da ACCA – Associação de Solidariedade com as Crianças Carenciadas do Algarve, e do benemérito Ronnyi McCracken – MBE, ofereceu uma centena de presentes especialmente selecionados para cada criança de todas estas famílias, em mais uma edição do projeto «Anjinhos de Natal».
No dia 22 haverá ainda lugar para outro momento especial, com entrega de presentes a um conjunto de crianças selecionada pelos serviços sociais, numa iniciativa da Federação de Caçadores do Algarve com o apoio da Sarah Trading. Todos estes gestos de solidariedade procuram dignificar o Natal das famílias mais carenciadas, juntando a generosidade de um largo número de empresas e entidades, que dão a mão à Loja Social, parceria que une Câmara Municipal e Junta de Freguesia, na missão diária de ajudar quem mais precisa.
O programa do Natal Solidário 2016 prossegue em janeiro, no Dia de Reis, quando terá lugar o habitual Jantar Solidário de Reis, que pretende aquecer os corações dos agregados familiares mais carenciados do município, com a oferta de uma refeição condigna e saudável. Este jantar só é possível com o apoio de muitas entidades e empresas do concelho que todos os anos se aliam a esta manifestação de solidariedade.