Foi inaugurada, no dia 30 de dezembro, na rotunda da Avenida 5 de Outubro (entrada poente) de Almancil, a escultura «Shopping Lady», da autoria de Teresa Paulino. Trata-se de uma peça pintada à mão, com padrões coloridos em representação das várias nacionalidades que visitam e vivem em Almancil, freguesia conhecida precisamente pela sua intensa atividade comercial.
«Shopping Lady» traz, assim, vida e movimento ao local, sem esquecer o contexto do comércio, através da representação do conceito das compras e do internacional. “Almancil é uma vila que tem vindo, lentamente, mas de uma forma regular e consistente, a dar passos e a afirmar-se como local de qualidade, com cada vez mais serviços e equipamentos e com as infraestruturas e os serviços necessários para que as pessoas possam sentir-se bem quando aqui escolhem viver”, afirmou Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé. “Estes momentos têm a ver com o embelezamento das ruas e com a qualidade estética da nossa paisagem urbana e, no início do ano, tivemos igualmente a inauguração da escultura «Poço de Almancil», uma peça mais identitária e memorial que fica do outro lado da vida, na sua entrada nascente”, recordou ainda o edil.
Natural de Lisboa, onde nasceu em 1970, Teresa Paulino vive atualmente no Algarve. Estudou na Escola de Artes António Arroio, completou o bacharelato na Universidade do Algarve e terminou a sua licenciatura em Lisboa, na Escola de Artes e Tecnologia. Pedra, bronze e fibra de vidro são alguns dos materiais usados pela artista na criação das suas esculturas, mas trabalha também nas áreas da pintura, design, ilustração, fotografia e animação. De entre os seus trabalhos destacam-se «Os Observadores» (Aeroporto de Faro), «A Guitarra» (Faro), «A Vendedora do Mercado» (Loulé) ou «Os Pescadores» (Quarteira).