A Câmara Municipal de Albufeira reuniu-se, no dia 26 de janeiro, com os concessionários dos apoios balneares e recreativos, Agência Portuguesa do Ambiente (APA/ARH), Autoridade Marítima, GNR, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e Bombeiros Voluntários de Albufeira para fazer o balanço de 2016 e definir as estratégias para 2017, com destaque para a fixação do período de funcionamento da época balnear que, à semelhança do ano passado, vai decorrer de 15 de maio a 15 de outubro. Albufeira tem vindo a optar por uma época balnear alargada desde 2009, sendo que a experiência se tem revelado bastante positiva, uma vez que garante a segurança dos veraneantes, a oferta de serviços e a qualidade da água balnear durante muito mais tempo. “O ano turístico foi excelente e as perspetivas para 2017 continuam a ser bastante animadoras, pelo que temos que ter a consciência da nossa responsabilidade e continuar a remar todos para o mesmo lado para continuarmos a ser reconhecidos como um destino de referência”, afirmou o edil Carlos Silva e Sousa.



O autarca destacou que Albufeira continua na linha da frente da qualidade ambiental há bastantes anos, sendo o concelho com maior número de praias com excelente qualidade, quer a nível das águas balneares, quer das infraestruturas de apoio, “situação que reflete o trabalho e a boa articulação existente entre o Município e todas as entidades com responsabilidades na orla costeira, começando nos responsáveis políticos e funcionários da Câmara, passando pelos concessionários das praias, APA/ARH, Autoridade Marítima, GNR, Bombeiros, SMPC e ANSA, que tudo fazem em prol da sustentabilidade ambiental daquela que é a nossa maior riqueza, motivo de orgulho e principal responsável pelo desenvolvimento da nossa economia”. “Temos que ser bons no que fazemos, mas também temos que saber vender o produto, por isso, sempre que vou a Feiras Internacionais faço questão de tirar partido da nossa qualidade ambiental”, acrescentou Carlos Silva e Sousa.
Recorde-se que há já vários anos que Albufeira é recordista nacional a nível das Bandeiras Azuis da Europa (BAE), tendo no ano passado conquistado 26 galardões (25 praias + a Marina), sendo que, com a entrada da praia da Rocha Baixinha para a lista azul, se conseguiu, pela primeira vez, a totalidade das zonas balneares (25) com este selo de qualidade. Para a próxima época balnear, a Câmara Municipal de Albufeira volta a candidatar a totalidade das praias do Concelho. “Na categoria Praias com Qualidade Ouro, somos o município com mais galardões atribuídos – 22 praias classificadas, o que, mais uma vez, vem reforçar a imagem de um destino turístico que se distingue pela sua qualidade ambiental. O número de bandeiras Praia Acessível também tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2016 foram atribuídas 14 bandeiras (mais uma em relação ao ano anterior) e para o próximo ano iremos candidatar mais uma praia”, revelou o presidente de câmara.



A propósito do projeto «Praia Acessível», Carlos Silva e Sousa sublinhou que Albufeira é um destino inclusivo, “que se preocupa em criar condições para que todos possam usufruir das nossas praias com todas as condições de conforto e de segurança”. Para o efeito, todas as praias que ostentam o galardão «Praia Acessível» estão devidamente equipadas com cadeiras anfíbias que facilitam a deslocação ao longo do areal e equipamentos tiralô que possibilitam o acesso ao banho a pessoas com mobilidade reduzida.
Ana Vidigal, vereadora com o pelouro do Ambiente, reitera a opinião do presidente da Câmara, considerando que os bons resultados alcançados a nível da qualidade ambiental “derivam da estratégia definida, materializada pelo envolvimento ativo dos vários parceiros que trabalham em rede e interagem nas nossas praias a diferentes níveis, nomeadamente serviços municipais, APA, BVA, Autoridade Marítima, GNR, concessionários, nadadores salvadores, entre outros”. A vereadora indicou ainda que, dando continuidade à estratégia de acessibilidade, está previsto para este ano o maior investimento de sempre em equipamento, nomeadamente cadeiras anfíbias e cadeiras andarilhos. “No total estão contemplados mais 30 novos equipamentos, que vão dotar as 25 praias do concelho das condições para poderem ser desfrutadas por todos”.