A Câmara Municipal de Aljezur aprovou, no dia 24 de janeiro, uma centena de ações que foram propostas nesta fase por 18 entidades/associações/clubes, na sua quase totalidade, locais. Iniciativas desportivas, solidárias, culturais e educativas irão assim receber apoios de âmbito financeiro, transportes e logístico, na ordem dos 90 mil euros.
O desporto representa a maior fatia da ajuda concedida ao movimento associativo e claramente na implementação de uma política de apoio à formação e às camadas mais jovens. Na área cultural, destaque para o E.S.T.A.R., que tem vindo a cimentar a sua presença no Verão de Odeceixe e representa também o maior esforço financeiro da autarquia numa única atividade. Esta iniciativa tem vindo a conquistar público e revela-se num momento marcante enquanto festival de teatro e animação de rua que se quer como referência para este «recanto encantado» do Algarve, numa iniciativa da associação MãoZorra. Também a renovada aposta na Feira do Livro pela Associação Tertúlia irá enriquecer o panorama cultural do Verão em Aljezur, assim como as festas e romarias tão típicas e animadas trarão um colorido diferente a todos aqueles que escolhem este concelho como destino de férias.
O presente ano marca igualmente a forte aposta no apoio às IPSS locais e associações de solidariedade nas diversas ações propostas. Estas iniciativas candidatadas e agora aprovadas não esgotam o apoio ao movimento associativo da autarquia, uma vez que se mantêm vários programas e protocolos de apoio para atividades muito específicas.