Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da 1ª mostra «Silves Capital da Laranja», que abre portas no dia 17 de fevereiro, na Fissul em Silves e termina no dia 19, numa organização da Câmara Municipal de Silves. Este evento é mais uma iniciativa promovida pela autarquia para consolidar a marca, que foi apresentada no dia 9 de abril do ano transato, e que tem vindo a ser dinamizada desde então, em diversas ações, das quais se destaca o «Fim de Semana com sabor a Laranja», realizada em novembro de 2016.
Produtores, empresas ligadas à comercialização de maquinaria e produtos fitofarmacêuticos terão, neste certame, a possibilidade de dar a conhecer o seu trabalho e de debater os seus problemas, já que um dos momentos mais importantes da «Silves Capital da Laranja» será a conferência «Laranja XXI», que reunirá, no dia 17 de fevereiro, reputados especialistas na área da citricultura, quer nacionais quer estrangeiros. Temas como o «Financiamento no âmbito do PDR2020», «A qualidade dos citrinos do Algarve: Ameaças, desafios e oportunidades» ou a «Produção de citrinos em modo Biológico na Andaluzia» estarão em evidência nesta ação, que terminará com uma mesa redonda, pelas 16h30, para o debate sobre a «Produção, Comercialização e Distribuição de Citrinos no Algarve».
Para além do debate sobre as questões agrícolas, o certame terá outros momentos de animação, entre os quais se destaca o concerto do grupo Deolinda, que atuará no palco principal da Fissul no dia 18, pelas 21h30. O fado e a música tradicional portuguesa também marcarão presença, nomeadamente pelas vozes de Argentina Freire, conhecida fadista que atua pelas 21h do dia 17 e do grupo Vá de Viró, que estará na Fissul no dia 19, às 16h, encerrando o programa musical do evento. Os Agrupamentos de Escolas do Concelho participarão também com momentos musicais dinamizados pelos alunos e docentes.
Outro dos momentos altos desta atividade será o «Concurso Regional de Cocktails», que decorrerá ao longo do dia 18, revelando os melhores profissionais de bar da região. Dinamizado pela Associação de Barmen do Algarve, com o apoio da autarquia, o concurso terá provas que poderão ser acompanhadas por quem visitar a Mostra durante a tarde e trará, ainda, dois workshops, durante a manhã: «Mixologia com laranja» e «Água Castelo e o seu uso com citrinos». Os vencedores serão agraciados com o troféu «Silves Capital da Laranja». A gastronomia também marcará presença, nomeadamente com um showcooking, dinamizado pelo Chef Luís Santos e com a presença de alguns espaços de restauração, que trarão os sabores e os aromas da laranja e demais citrinos aos visitantes. Artesanato, muita festa e alegria, completam o cenário desta 1ª Mostra «Silves Capital da Laranja».