Querença acolhe, no próximo fim de semana, dias 21 e 22 de janeiro, a tradicional Festa em Honra de S. Luís, vulgarmente designada por Festa das Chouriças, um dos maiores cartazes gastronómicos do Algarve. Numa iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença, a Festa terá início no sábado com uma grandiosa Noite de Fados, que decorrerá na Casa do Povo de Querença, pelas 21h.
No domingo, dia 22, a partir das 11h e durante a tarde, os visitantes poderão degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja. A celebração religiosa terá início às 14h30, com a Missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo Padre Carlos Matos, à qual se seguirá a Procissão Solene com a imagem de S. Luís pelas ruas da aldeia. Pelas 16h terá início o habitual e sempre animado leilão de chouriças, onde o público poderá participar e adquirir a rainha da festa, a chouriça. Haverá, das 10h às 18h, um Mercadinho com exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da região e, a partir das 19h, no Salão de Festas da Casa do Povo, realiza-se um baile animado pela acordeonista Telma Santos.
Esta festa tradicional em louvor de S. Luís, Santo Protetor dos animais, é uma das principais atrações turísticas do Concelho de Loulé, que alia a gastronomia a uma forte componente religiosa, em que as tradições do Algarve rural estão bem presentes. As raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras.