A Comissão Política da Concelhia de Tavira aprovou, no dia 16 de Janeiro, a recandidatura de Jorge Botelho à presidência da Câmara Municipal de Tavira, no seguimento de uma proposta apresentada pelo Secretariado da Secção Concelhia de Tavira.
Jorge Manuel do Nascimento Botelho é Presidente da Câmara Municipal de Tavira desde outubro de 2009, tem 49 anos de idade, é casado e tem uma filha. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, fez o estágio da Ordem dos Advogados e exerceu na cidade de Tavira, tendo efetuado posteriormente uma pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade do Algarve. É Inspetor Principal da carreira da Inspeção Superior da Segurança Social. 
Entre 1996 e 2000, desempenhou as funções de Vogal do Conselho Diretivo do Centro Regional de Segurança Social do Algarve, passando a Diretor Distrital do Centro Distrital de Faro, entre 2001 e 2002 e de Maio de 2005 a setembro de 2009. Foi membro da Assembleia Municipal de Tavira eleito pelas listas do Partido Socialista e coordenador da respetiva bancada. Militante da Juventude Socialista e do Partido Socialista, desempenhou diversos cargos políticos regionais e locais, tendo feito parte do Secretariado da Federação Regional do PS-Algarve, bem como da Secção Concelhia de Tavira, à qual presidiu entre 2007 e 2014. 
O atual edil tavirense acumula funções de presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve desde 2013 e considera ser seu compromisso continuar a dar respostas eficazes aos tavirenses, indo de encontro às suas reais necessidades, através de um conjunto de obras já concluídas, outras em curso e ainda outras por adjudicar. “Há ainda muito por fazer por Tavira e pelos tavirenses e é com base nessa confiança em mim depositada ao longo destes anos, que me sinto motivado a recandidatar-me e colocar-me novamente à disposição da população deste nosso concelho”, refere o autarca. Por seu lado, João Pedro Rodrigues, presidente do Partido Socialista de Tavira, não tem dúvidas de que Jorge Botelho é o candidato com o melhor perfil para continuar à frente deste concelho do sotavento algarvio.