O Município de Loulé tem-se afirmado a nível regional e nacional pela sua vasta oferta formativa na área desportiva e o ano de 2017 não será exceção. O objetivo da autarquia é transformar o concelho num «espaço» de conhecimento, partilha de saberes e experiências com vista a uma construção progressiva da qualificação profissional dos agentes associativos.
Depois da realização da formação «Liderança: Treinar o Treinador» específica de Futebol, que decorreu a 15 de janeiro, no mês de fevereiro, dia 18, acontece uma sessão específica de Natação dedicada ao «Aperfeiçoamento das 4 técnicas de Natação Pura». Seguem-se «Os jogos reduzidos e condicionados no treino de futebol» (11 de março), um Seminário (3 de março), «Os jogos reduzidos e condicionados no treino de futebol» (11 de março), «Modelo de jogo e opções de planeamento – Futebol» (22 de abril), «O treino do guarda-redes: da redução do espaço ao controlo da profundidade – Futebol» (1 de maio, em Quarteira), «Plano de Marketing para Organizações Desportivas» (12 e 13 de maio), «A Natação para bebés – princípios, objetivos e metodologias» (20 de maio), «A complexidade e a dificuldade no treino de futebol» (17 de junho), «Curso de Abdominais Hipopressivos» (8 e 9 de julho), «Ser Treinador: Motivar» (22 e 23 de setembro), «Adaptação ao meio aquático – mais do que adaptar à água» (7 de outubro) e «Treino da Liderança para Treinadores» (10 e 11 de novembro).
Refira-se que a região do Algarve em geral, e o Concelho de Loulé em particular, tinha uma lacuna nesta área, o que obrigava o tecido associativo a deslocar-se pelo país de forma a ter acesso a formações creditadas. O esforço da autarquia louletana compensou e todas as formações em 2017 são creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ – sendo atribuídos aos formandos unidades de crédito (UC) específicos, nas modalidades de Futebol e Natação, ou gerais relativos ao título profissional de técnico/a de exercício físico. O acordo de cooperação estabelecido entre a Câmara Municipal de Loulé e a Confederação do Desporto de Portugal, a Sapienta, a Sportrail e a Bwizer permite que o concelho receba formações de elevada qualidade com formadores de elevado valor reconhecido em Portugal. Serão 12 formações e 1 seminário, 94 horas de formação, 18,8 créditos atribuídos (12,4 na componente geral; 4,6 específicos de futebol e, 1,8 específicos de natação) distribuídos pelos 13 eventos.