No passado dia 19 de janeiro, o «Loulé Criativo» esteve presente na FITUR (Feira Internacional de Turismo) em Madrid e participou na mesa redonda organizada pelo Creative Tourism Network: «Turismo creativo, oportunidades y desafíos para el destino». O encontro contou com as intervenções de Vicent Torres Ferrer, Diretor Geral de Turismo, Consell d'Eivissa, Programa Ibiza Creativa, Manuel Lara Cantizani, Conselheiro de Turismo, Cultura, Criatividade e Empresas, Ayuntamiento de Lucena - Turismo de Lucena, Caroline Couret, Diretora do Creative Tourism Network de Barcelona e de uma comitiva representativa do Projeto «Loulé Criativo».
O objetivo foi debater o impacto do turismo criativo na economia local, assim como a sua importância socioeconómica enquanto novo segmento de turismo. O projeto «Loulé Criativo» aproveitou igualmente a sua presença na feira para contactar vários operadores turísticos a quem distribuiu mais de 40 press kits e, desta forma, chamou a atenção de entidades, empresas e comunicação social internacionais para o potencial criativo do Concelho de Loulé, através do seu programa de atividades dinamizadas pela sua rede de parceiros que promovem a cultura local, assim como do seu empenho na criação de um turismo responsável e de qualidade através da preservação da autenticidade da sua identidade local.
A FITUR, para além de ser um ponto de encontro dos profissionais de turismo, é considerada a feira líder dos mercados ibero-americanos. Na edição de 2016, o certame bateu recordes de participação com cerca de nove mil e 605 empresas expositoras provenientes de 164 países/regiões diferentes, 124 mil e 659 profissionais participantes e 107 mil e 213 visitantes não profissionais. A comunicação social também representa uma presença de peso no evento, com mais de sete mil e 184 revistas e jornais especializados o que evidencia a expectativa que gira à volta da FITUR no circuito internacional de feiras do sector.