O Ministro do Planeamento e Infraestruturas esteve, no dia
20 de janeiro, em Olhão, para anunciar o Concurso de Estudo Prévio da Variante
de Olhão. No Salão Nobre dos Paços do Concelho, Pedro Marques adiantou que esta
obra tão ansiada pela população da região será uma realidade em 2019, e terá um
custo de cerca de 5,6 milhões de euros. Uma vez concluída a Variante, o
trânsito passará a efetuar-se por esta nova via, ficando a Avenida João XXI,
troço da Estrada Nacional 125 que atravessa Olhão, reservada a quem se desloque
dentro do perímetro urbano.
A vinda do governante a Olhão inseriu-se num périplo pelo
Algarve, onde Pedro Marques anunciou obras estruturantes para a região, entre
as quais a Variante de Olhão, mas também, e sobretudo no que diz respeito ao
Sotavento, intervenções na Estrada Nacional 125 até Espanha. A agenda
contemplou ainda uma visita ao Aeroporto de Faro, cujas obras ficarão
terminadas em breve, e o anúncio da conclusão da eletrificação da linha
ferroviária no Algarve.
Perante uma plateia que incluía toda a equipa do Ministro,
responsáveis da Infraestruturas de Portugal, Comissão de Coordenação e
Desenvolvimento Regional do Algarve, Comunidade Intermunicipal do Algarve e
autarcas da região, o Presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina,
sublinhou a importância desta obra para o concelho, quer do ponto de vista da
eliminação de constrangimentos ao tráfego que não se coadunam com o
atravessamento de uma cidade, quer do ponto de vista do desenvolvimento e
consolidação do tecido urbano da cidade. “Para os olhanenses, o Senhor Ministro
é hoje um Rei Mago, que veio trazer a Olhão uma boa-nova da maior valia para a
nossa região, um anseio e uma necessidade antigos, que agora vê a luz do dia”,
salientou o autarca.
Para Pedro Marques, a cerimónia era de grande importância para
a região e inseria-se no propósito de dar um sinal claro de que a mobilidade no
Algarve é uma prioridade para este Governo. “Para este Executivo, não há
algarvios de primeira e algarvios de segunda, pelo que este conjunto de
intervenções no Sotavento é tão importante e prioritário como as intervenções
que já vêm acontecendo na região do Barlavento”, sublinhou o Ministro do
Planeamento e Infraestruturas. Pedro Marques destacou ainda o papel do
Presidente da Câmara Municipal na delineação do que virá a ser esta Variante. “Os
olhanenses podem ter a certeza que o seu Presidente trabalhou pelos interesses
da sua população”.
Para o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António
Laranjo, estas intervenções na EN 125 entre Olhão e Vila Real de Santo António
“são fundamentais para garantir a segurança e a fluidez do tráfego, bem como a
eliminação de pontos negros”, decorrentes da elevada velocidade de circulação
dentro dos perímetros urbanos atravessados por esta via e da própria degradação
do piso. O responsável da IP adiantou que o Anúncio do Concurso de Estudo
Prévio da Variante de Olhão foi publicado no dia 19 de janeiro, no Portal do
Governo, o primeiro passo de um processo que culminará em 2019.
Na prática, este troço, que permitirá circundar todo o
perímetro urbano de Olhão, terá uma extensão de seis quilómetros, sete
rotundas, duas vias em cada sentido de trânsito e uma velocidade base de
projeto de 80 Km/hora. O projeto contempla o «aproveitamento» e requalificação
de alguns troços de vias municipais. Uma vez concluída a fase do Anúncio do
Concurso de Estudo Prévio, seguir-se-á o processo de Concurso, que demorará
entre três a quatro meses. Após esta fase, haverá lugar aos Estudos de Impacto
Ambiental e à elaboração do projeto de Execução, “uma fase que será efetuada
pela IP internamente, para conferir maior celeridade ao processo”, adiantou
António Laranjo.
A previsão do Governo nesta altura é que o lançamento da
empreitada aconteça no quarto trimestre de 2018, aguardando-se o início das
obras no terreno já em 2019. Associado a esta construção, haverá lugar à
requalificação do troço da EN 125 entre Olhão e a ligação à A22, numa extensão
de 1,5 Km. Serão feitas intervenções ao nível do piso, da sinalização, da
drenagem e do próprio estacionamento. O objetivo é integrar este troço no
centro urbano de Olhão. Esta obra ficará concluída já no início de 2018.