A CTC – Companhia de Teatro Contemporâneo sobe ao palco do Cine-Teatro Louletano no próximo sábado, 4 de fevereiro, pelas 21h30, com a peça «O Judeu que guardou portugueses no quarto de Van Gogh». A peça resulta de um trabalho de investigação sobre os portugueses vítimas do holocausto nazi.
Apesar da expectável angústia que o tema pressupõe, a abordagem estética deste trabalho confere-lhe leveza, algum humor e o sentimento de resgate e homenagem a todos os portugueses que durante a II Guerra Mundial se encontravam em França. Um deles foi Tomás Vieira, de Albufeira; o outro, Casimiro Martins, de Loulé, que fizeram a viagem juntos para Dachau no «comboio fantasma». Carroceiro, o primeiro, lenhador, o segundo, mas ambos elementos ativos da Resistência francesa. Mais que o infortúnio, uniu-os as recordações do Algarve e o amor a um quadro assinado por Van Gogh.
A viagem é também uma reflexão sobre o conhecimento, essencial à vida: “O saber é a única coisa que podemos levar, porque está em nós. Deus é um par de botas. É com as botas que fazemos o nosso caminho. Não conheço religião mais genuína que o amor a um par de botas…”, refere Tomás, depois de ter concluído que “não há pior demónio que o esquecimento”.
Com texto e encenação de Luísa Monteiro, a interpretação está a cargo de Raphael. O espetáculo tem a duração aproximada de 60 minutos e o bilhete tem um custo associado por pessoa de 10 euros, passando para 8 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo é aplicável a este evento.