Um novo desafio na educação para a cidadania que vem dar voz aos alunos e a oportunidade de participarem na tomada de decisões é no que consiste o programa «Orçamento Participativo das Escolas», que foi apresentado, no dia 30 de janeiro, aos alunos do Município de São Brás de Alportel numa cerimónia que teve lugar na Escola Secundária José Belchior Viegas. 
Dar aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a possibilidade de gerir um orçamento no valor de 500 euros (quantia cedida a cada escola) é o mote lançado por este programa, que é uma medida do Governo para incentivar os mais novos a participar ativamente na gestão dos destinos da sua escola. A iniciativa visa estimular a participação cívica dos estudantes, que devem assumir um papel ativo numa sociedade democrática e livre, com direito a partilhar opiniões e ideias em torno de um assunto do qual são os principais interessados. Participar nas decisões concede aos jovens alunos a oportunidade de se mobilizarem por um interesse comum, promovendo o espírito de cidadania e o respeito pela opinião do próximo. 
Na cerimónia de apresentação do «Orçamento Participativo das Escolas», a Diretora do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel, Nídia Amaro, sublinhou que “as pessoas valorizam mais quando as envolvemos”, motivo pelo qual considera esta experiência muito benéfica para os alunos. A Câmara Municipal de São Brás de Alportel foi uma das primeiras do país a instituir o Orçamento Participativo Municipal, no ano de 2006, tendo mais tarde associado a este processo o Orçamento Participativo de Crianças e Jovens. “É uma forma de responsabilizar os cidadãos e devemos tentar que os jovens percebam que a sua participação é importante e positiva mediante resultados práticos”, frisou o Presidente da Câmara, Vítor Guerreiro.
Os alunos têm agora até ao dia 24 de fevereiro para apresentar as suas propostas de aplicação da verba atribuída pelo Ministério da Educação. Seguem-se cerca de duas semanas para debater e analisar as propostas, que vão a votação no dia 24 de março, e a vencedora deverá ser implementada ainda durante este ano.