Nos meses de fevereiro, março e abril, durante uma semana, a
iniciativa «Portimão à Mesa» vai colocar em destaque a cavala, o sargo e o
carapau, à mesa de 16 restaurantes localizados no centro histórico de Portimão,
e promover não só o pescado como um dos produtos mais emblemáticos da
gastronomia algarvia, como dinamizar a zona do centro da cidade e a economia
local durante a época de menor procura turística. Em cada mês será dado
destaque a uma espécie de pescado diferente, de acordo com a oferta existente
no concelho e identificada pela Docapesca, neste caso a Cavala irá dominar as
atenções entre 6 e 12 de fevereiro, e marcar assim o arranque do «Portimão à Mesa»
que, de 6 a 12 março irá eleger o Sargo e, de 3 a 9 abril o Carapau.
Nestas datas, os 16 estabelecimentos aderentes, situados na área
de influência do Largo Doutor Bastos e o Largo da Barca, irão convidar a
saborear o pescado de diversas maneiras e temperos, seja grelhado, frito ou
confecionado à moda da casa e serão muitas as opções para apreciar cada uma das
espécies de pescado. A criação do logotipo desta iniciativa contou com a
participação dos alunos do Curso de Design de Comunicação do ISMAT em Portimão,
tendo sido selecionada a proposta do aluno Brian Claudino, que vê agora o seu
trabalho aplicado em todas as peças de comunicação desenvolvidas para a
divulgação desta ação.
Esta iniciativa nasce da vontade de alguns empresários de
restauração e do empenho e aposta da Autarquia de acolher e apoiar ações que
venham a dinamizar o centro histórico da cidade, nomeadamente no âmbito da ARU-
centro histórico de Portimão, e conta o apoio da Associação Turismo de
Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, ACRAL e Docapesca.