O Partido Socialista de Lagoa apresentou, no dia 30 de janeiro, os seus candidatos aos diversos órgãos autárquicos – Assembleia Municipal, Câmara Municipal, Uniões de Freguesia e Juntas de Freguesia. A estrutura liderada por Luís Encarnação deliberou, em reunião da Comissão Política Concelhia, manter a equipa vencedora das eleições de 2013, com a exceção do Presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, Luís Alberto, por este atingir o limite de mandatos imposto pela lei, sendo substituído por Luís Veríssimo.
Em resposta à comunicação social, o candidato à Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, frisou que termina agora o mandato que “herdou” do passado e que, em 2017, iniciará o seu mandato, se for eleito, “já com concretização dos projetos que tem em carteira na área da Mobilidade Urbana e Educação”. “Neste mandato tal não foi possível por ter encontrado, quando cheguei à Câmara, em 2013, uma ausência completa de planeamento estratégico, resultado de uma política de acomodação proveniente de uma gestão de 28 anos do PSD de total amorfia”, justificou o atual edil.
Francisco Martins realçou a necessidade de alterar o conceito de cidade predominante de circulação automóvel (atualmente 75 por cento e 25 por cento pedonal) para uma percentagem mais equilibrada, de forma a devolver uma maior permanência do peão nas zonas de centralidade da cidade, dando-lhe, deste modo, mais vida. “Para tanto, já decorrem obras com esse objetivo”, referiu. “As autarquias de hoje não serão seguramente as de amanhã, pois cada vez mais o nível de competências transferidas para a sua responsabilidade é maior, as exigências de resposta ao cidadão são maiores, daí ser imperioso dotar os serviços de novas tecnologias de monitorização. Por isso, Lagoa acabou de assinar um protocolo de adesão às chamadas «cidades inteligentes». Temos muito trabalho e muita obra, mas tendo sempre presente a estabilidade financeira como resposta a quem nos acusava de «despesistas» no início do mandato”, salientou.
O candidato socialista relembrou que, mesmo aumentando os apoios sociais às famílias em dificuldades e a todas as associações do concelho, bem como às associações desportivas e culturais, Lagoa mereceu, na apreciação por parte da Ordem dos Contabilistas Certificados, a distinção de município com a melhor eficiência na gestão financeira em 2015. “Esta será a política que queremos continuar para o próximo mandato, assim queiram os lagoenses, e para isso, eu estou disponível e motivado”.