Visando a continuação dos serviços gratuitos de fisioterapia, educação, enfermagem, terapia da fala, nutrição e apoio psicossocial à população do concelho, o Município de Alcoutim aprovou, no passado dia 25 de janeiro, a renovação de um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim. A garantia destas especialidades é assegurada com um apoio financeiro anual de 42 mil e 600 euros.
No âmbito do protocolo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários proporciona sessões gratuitas de fisioterapia, nutrição e enfermagem aos munícipes que apresentem situação de isolamento social, demências ou diminuição da funcionalidade da marcha. As sessões decorrem em todas as IPSS’s do território que tenham valências de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Lar de Idosos. A instituição dá igualmente resposta às solicitações de fisioterapia da população ativa sempre que o Centro de Saúde não tenha capacidade de resposta. A terapia da fala, que começou por se dirigir a crianças e jovens a frequentar infantários, educação itinerante e escolas do concelho, ganhou maior capacidade para responder a outras situações já referenciadas na população em geral.
Nos temos do documento, é também prestado apoio às associações juvenis, na prática das várias modalidades desportivas e realização de ações de sensibilização relacionadas com a prevenção de lesões, e promovidas sessões de esclarecimento junto da população escolar, no que se refere à postura e utilização de mochilas e outras ações que venham a ser agendadas. “A cobertura que o referido protocolo tem permitido nos últimos anos, nomeadamente com a realização de atividades de promoção da saúde e integração social, bem como apoios diversos na área da infância, tem proporcionado uma melhoria significativa da qualidade de vida no concelho”, garante o presidente da autarquia, Osvaldo Gonçalves.