A equipa da Câmara Municipal de Loulé que está à frente do projeto europeu «Vital Cities», liderado por este Município, reuniu com alguns dos parceiros locais nas áreas desportiva e social, com o objetivo de criar sinergias para que possam ser implementadas iniciativas no terreno que permitam derrubar barreiras sociais e promover a coesão através do Desporto. No encontro com as IPSSS marcaram presença representantes da ASMAL, Existir, Centro de Saúde de Loulé e Unidade Operacional de Gestão de Habitação Social da Autarquia que apresentaram algumas propostas.
No caso da ASMAL, os projetos de teatro e dança que os seus utentes têm realizado em infantários e lares de idosos poderão ser replicados também no espaço urbano, nomeadamente em locais onde a exclusão é mais acentuada. Na mesma tónica, a Existir mostrou o interesse em levar a estes espaços as mais diversas atividades que se inserem no seu programa anual, nomeadamente artes marciais e atividades física adaptada ou ioga do riso. Já os responsáveis da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Loulé falaram da participação naquele que foi um dos primeiros ensaios do projeto Vital Cities - «Agosto Ativo» – realizando aulas abertas de Higiene Postural e Prevenção de Quedas. Este programa será reeditado este ano, nos períodos da Páscoa e do verão.
Naquela que foi a primeira reunião mais informal com as associações desportivas, compareceram o Clube de Ténis de Loulé, Clube BTT Terra de Loulé, Clube de Basket de Quarteira «Tubarões» e «Let’s Go Run». Aqueles que são parceiros determinantes para consubstanciar toda a essência do projeto falaram de algumas das iniciativas que já realizam no seu dia-a-dia e que poderão entroncar com os objetivos das «Vital Cities». É o caso de «O Ténis é Vida», através do qual o Clube de Ténis de Loulé leva às pessoas a importância da prática desportiva; os «Passeios Domingueiros», promovidos pelo Clube de BTT com o objetivo de fomentar o convívio pela prática desta modalidade; as corridas informais organizadas pela «Let’s Go Run»; ou os jogos 3x3 dos «Tubarões».
Na ocasião, o vice-presidente da Autarquia, Hugo Nunes, deu o exemplo de duas intervenções enquadradas na filosofia das «Vital Cities» e que irão arrancar já este ano: em Quarteira, nos bairros da Abelheira e Amendoeira, em Loulé, a requalificação junto ao Estádio, no bairro municipal. Depois destes encontros, a equipa coordenada pelo professor Tiago Guadalupe irá reunir-se com os agrupamentos de escolas e juntas de freguesia do Concelho. Este projeto é financiado pelo programa comunitário URBACT, um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável. Procura combater a exclusão social através da requalificação dos espaços em áreas residenciais, utilizando o poder e a linguagem comum do desporto por meio de ações urbanas inovadoras, equipamentos físicos diversos e prestação de serviços melhor organizados e pensados para responder às necessidades da comunidade.