O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 1 e 8 de março, a Algarve Cup, também conhecida como o Mundialito de Futebol Feminino, torneio que traz até aos relvados algarvios a elite do futebol feminino, bem como as árbitras mais conceituadas da atualidade. A maior competição do mundo a seguir aos grandes torneios oficiais da modalidade (Campeonatos do Mundo e da Europa e Jogos Olímpicos) é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol e pela FIFA e terá lugar nos concelhos de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé e Vila Real de Santo António.
Na edição deste ano, o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe quatro partidas ao longo dos dias 3 e 6 de março (Austrália x Holanda, China x Suécia, Islândia x Espanha e Rússia x Dinamarca). Portugal está integrado no Grupo 1 da Algarve Cup 2017, juntamente com as seleções de Rússia, Dinamarca e Canadá. As canadianas, que venceram a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016, são as detentoras do troféu. A seleção russa, que Portugal irá defrontar na primeira jornada, a 1 de março, é uma velha conhecida da Equipa das Quinas, tendo vencido os sete jogos disputados frente à armada lusa. Frente às dinamarquesas, a formação portuguesa somou 18 derrotas e dois empates. Já diante do Canadá, Portugal jogou em 2001 e 2002 na Algarve Cup e perdeu os dois encontros. 
As duas equipas com a melhor classificação dos três grupos em prova irão disputar a final, a 8 de março. A terceira equipa melhor classificada e o melhor segundo classificado irão defrontar-se no jogo de atribuição do 3.º lugar. A Algarve Cup é um dos eventos de maior prestígio do futebol feminino internacional e reúne organismos como a Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol do Algarve e a FIFA, bem como os concelhos algarvios que recebem as mais de duas dezenas de partidas.