Os campeões mundiais de vela em título da classe 420 fazem parte da equipa técnica de treinadores do primeiro estágio do Centro Internacional de Alto Rendimento da Marina de Vilamoura, o Vilamoura Sailing – Hi Performance Centre. Pedro Costa (20 anos) e Diogo Costa (19 anos), acompanhados de Gonçalo Ribeiro, treinador responsável pela associação da classe 420, formam o trio de treinadores deste estágio que acolhe 15 tripulações (entre as quais quatro femininas) de atletas nacionais de idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos.
O estágio, a decorrer até dia 19 de fevereiro, é composto por um briefing matinal, onde se define o plano para o dia, seguido de treino no mar de cinco horas e análise das gravações dos exercícios feitos no mar. Os atletas estão a treinar a condução, manobras e situação de regata. O Vilamoura Sailing – Hi Performance Centre, uma parceria entre a Companhia Náutica e a Marina de Vilamoura, está apto a receber estágios de classes específicas, como a 420, optimist ou laser e a acolher equipas estrangeiras de alta competição que podem encontrar em Vilamoura apoio técnico e logístico, assim como condições atmosféricas e de mar perfeitas para treino durante os meses de inverno. 
Neste Centro, localizado na Marina de Vilamoura, os atletas terão a oportunidade de planear os estágios de acordo com as especificidades das equipas, como por exemplo a condição física dos atletas, a dieta adequada ao desempenho pretendido, o suporte técnico e teórico e o apoio psicológico. O Centro tem disponível uma frota de embarcações diversificada das classes Optimist, 420, 29ers, Laser Standart (classe Olímpica), Laser Radial (classe Olímpica), Laser 4.9 e 470 (classe Olímpica). Além das embarcações a vela, o centro possui ainda uma frota de botes semirrígidos para os treinadores.
Este novo equipamento prevê atrair atletas do Norte da Europa, sobretudo pelas condições meteorológicas e hoteleiras e da Ásia, que assim podem estabelecer uma base de treino na Europa. Por isso, o Centro de Alto Rendimento é um equipamento que vai contribuir para combater a sazonalidade do Algarve, dotando a Marina de Vilamoura de mais um fator diferenciador e de desenvolvimento regional.