Na sua 40ª edição, o Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor contou com mais uma edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, uma aposta que resultou da parceria entre Associação do Atletismo do Algarve e da Câmara Municipal de Albufeira, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Região de Turismo do Algarve.
A transmissão televisiva em direto no canal A Bola TV veio dar um novo impulso a esta prova que ganhou maior dinâmica em termos de interesse mediático. Também neste canal foram emitidos vários compactos, o mesmo sucedendo na RTP e RTP2. Ainda neste canal público haverá nova oportunidade para ver um compacto com um resumo da prova, no dia 26 de fevereiro, pelas 16h20. Graças a tudo isto, a Associação de Atletismo do Algarve estima que a prova tenha chegado a meio milhão de portugueses, para o que contribuiu ainda a transmissão via internet, quer da prova em direto, quer dos diversos compactos produzidos.


Carlos Silva e Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, fez um balanço positivo destas últimas quatro edições do Crosse das Amendoeiras, onde a pista acolheu duas Taças dos Campeões Europeus, um Campeonato Nacional e uma Taça Ibérica de Corta-Mato, o que traduz bem da sua importância no contexto nacional e europeu, “mas também do nosso esforço em manter este evento e este local como referências nacionais e internacionais para eventos e estágios”. “A aposta na transmissão televisiva trouxe uma visibilidade acrescida e espero que as entidades que apoiam esta prova o continuem a fazer por tudo o que ela representa”, afirmou o autarca.