Faleceu Martim Gracias, primeiro presidente da Câmara Municipal de Portimão no pós-25 de abril, com a atual edil Isilda Gomes a decretar Luto Municipal de três dias em honra do homem que dirigiu os destinos do concelho entre 1976 e 1993. O corpo encontra-se em câmara ardente no Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão, das 19h até às 23h de dia 21 de fevereiro, e entre as 9h e as 14h de dia 22 de fevereiro, partindo depois para a Igreja do Colégio, onde decorrerão as cerimónias fúnebres, agendadas para as 15h, e respetivo cortejo apeado até ao Cemitério de Portimão.
Nascido em Lagos, a 27 de março de 1934, Martim Gracias veio residir para Portimão em 1962, onde exerceu, desde essa data, as funções de professor do ensino secundário no então Liceu Nacional de Portimão, atual Escola Secundária Poeta António Aleixo, da qual em 1975 foi eleito Presidente do Conselho Diretivo. Eleito em 1976 Presidente da Câmara Municipal de Portimão, permaneceu neste cargo por sucessivas reeleições até dezembro de 1993.
Foi fundador da Associação de Municípios Portugueses e da Associação de Municípios do Algarve, onde desempenhou os cargos de Presidente da Assembleia Geral e do Conselho de Administração. Desempenhou ainda os cargos de Presidente da Assembleia Municipal de Portimão, entre 1994 e 2001, Presidente da Assembleia Distrital de Faro e Deputado à Assembleia da Republica pelo Algarve na VII Legislatura. Em 1995, foi-lhe atribuída a medalha de serviços distintos, grau ouro, pela Câmara Municipal de Portimão.