Nos dias 3 e 4 de Março, o Museu de Portimão recebe, pela primeira vez em 2017, o projeto «Fazer Render o Peixe», realizado no âmbito do «Programa 365 Algarve». Trata-se de um projeto onde a arte contemporânea e a gastronomia se cruzam em torno do mar e da cultura algarvia, propondo pela mão de artistas e chefs de renome nacional e internacional diferentes exposições, instalações artísticas e ações gastronómicas, que prometem momentos de inesperada e criativa fusão entre sabores e artes visuais inspiradas na especificidade do território e riquezas marinhas da região.
No dia 3 de Março, pelas 20h, realiza-se o jantar a cargo do chef Fernando Agrasar del Rio, figura cimeira da cozinha galega, estrela Michelin desde 2010 e co-fundador (junto com a sua mãe) do restaurante «As Garzas», na província da Corunha. O chef traz ao restaurante do Museu o mar da sua terra, brindando-nos com um menu de degustação capaz de aliar a Costa da Morte ao melhor peixe e marisco algarvios.
O menu do jantar terá o preço de 80 euros e consistirá numa entrada de espuma de batata trufada e lâminas de polvo, seguida de uma sopa de peixe e mariscos. Como pratos principais apresenta-nos vieiras com parmentier de cogumelos e trufas negras, e pescada com ervilha lágrima em molho de sapateira. Uma deliciosa maçã em gin tónico servirá para limpar o palato e abrir caminho para a sobremesa, um spaghetti carbonara. Acompanha a ementa uma criteriosa seleção de vinhos do Algarve, a cargo da Comissão Vitivinícola regional.
No dia seguinte, 4 de Março, pelas 13h, tem lugar o Almoço Pop, obra de Emídio Freire, futuro responsável pela carta do Restaurante do Museu, e do chef Francisco Siopa – reputado mestre pasteleiro da Siopa Chocolatier – com um preço de 15 euros. O menu deste almoço consistirá num Creme de Batata-Doce e Pimento Assado como entrada, seguido de uma Tempura de Polvo com Brás de Grelos e a fazer as delícias da sobremesa teremos a Amêndoa e o Mel. Para os mais pequenos estará disponível um menu a metade do preço, que contempla Douradinhos de Polvo com Arroz Colorido.
Pelas 18h será inaugurada a exposição «À Volta da Mesa», tendo como protagonistas os artistas Beatriz Lobo, Bela Silva e Miki Leal, que apresentarão os seus trabalhos em cerâmica, inspirados nos elementos que compõem a fauna e a flora do Algarve. Beatriz Lobo, artista galega de renome, licenciada em artes pela universidade de Vigo, exporá no Museu de Portimão um mural de azulejo intitulado «Bivalvia». A inspiração para este projeto decorreu da residência da artista no Algarve e da paisagem visitada dos viveiros de bivalves da ria de Alvor, numa interpretação «pop» muito sua.
Miki Leal, artista espanhol recentemente granjeado com o prestigioso prémio BMW, expõe pela primeira vez em Portugal. «Uma Casa Portuguesa» é composto por um conjunto de peças para um serviço completo de loiça, explorando as formas do fruto e do caule da figueira-da-Índia, planta cactácea originária da América e com uma progressiva expressão no Algarve em termos de cultivo. O projeto resulta numa homenagem à cerâmica portuguesa, nomeadamente as peças iconográficas de Bordalo Pinheiro com produtos hortícolas e à arte tão portuguesa de saber receber.
Ainda sob o signo da mesa e da gastronomia regional algarvia, palavra dada a uma das mais reconhecidas ceramistas portuguesas: Bela Silva. «Na Mesa» elege as formas fantasiosas presentes da doçaria regional algarvia como fonte de inspiração. Estas pequenas esculturas são pequenos cenários que nos remetem para o ritual da refeição, tendo como motivo decorativo as figuras que povoam o seu alegre bestiário.
O dia 4 termina, pelas 18h30, com o chef Francisco Siopa, que será o mestre-de-cerimónias de uma demonstração onde irá poder apreciar algumas das iguarias concebidas à volta da amêndoa e mel algarvios, autênticos regalos para o palato, mas também para a vista. Em complemento, uma ação para promover os benefícios para a saúde da mente da associação do chocolate ao sal. O dia 4 de Março encerrará com uma degustação de conservas promovida pela Docapesca.