A edição de 2017 do Vilamoura Atlantic Tour supera os números dos anos anteriores, comprovando ser um dos eventos equestres mais prestigiados da Europa. Com cerca de mil cavalos em competição durante um mês e meio, o evento junta cerca de 300 cavaleiros em representação de 38 países, sendo alguns deles estreantes, como é o caso da Coreia do Sul.
A procura cada vez maior por parte de cavaleiros de topo explica-se, em parte, pelo cada vez maior prestígio internacional do evento. A FEI, Federação Equestre Internacional, coloca o evento algarvio no terceiro lugar do ranking de lugares europeus com mais conjuntos a competirem em 2016. Dos cavaleiros presentes na edição deste ano destaca-se Philippe Rozier, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do ano passado. Com o francês vêm os seus conterrâneos Olivier Guillon, Julien Gonin, Michel Hecart e Reynald Angot.
A competição conta ainda com outros cavaleiros olímpicos, como o alemão Marc Bettinger e as cavaleiras britânicas Laura Renwick e Nicole Pavitt. Juan Carlos Garcia representa a Itália. Portugal apresenta na competição, entre outros, cavaleiros de renome como Luís Sabino Gonçalves, João Chuva, Mário Wilson Fernandes e Duarte Seabra.
Com um total de prémios monetários de 840 mil euros, o Vilamoura Atlantic Tour terá dois Grandes Prémios qualificativas para os Campeonatos da Europa 2017 e Campeonato do Mundo 2018, bem como 24 provas pontuáveis para o Ranking Longines da FEI. O Atlantic Tour 2017, que teve início a 14 de fevereiro, termina a 2 abril, com um total de seis semanas de competição em Vilamoura.