Após seis meses de obras de
renovação e reabilitação, o Hotel Porta Nova, em Tavira, deu lugar ao «Maria
Nova Lounge Hotel», a quinta unidade do grupo «AP Hotels & Resorts» na
região algarvia. Aumenta, desta forma, a capacidade hoteleira de um concelho
que está a crescer a olhos vistos, alicerçado no binómio cultura e história e
sempre com a Dieta Mediterrânica como pano de fundo.
Texto: Daniel Pina |
Fotografia: Daniel Pina
O Hotel Porta Nova, em Tavira, reabriu, no dia 24 fevereiro,
como «Maria Nova Lounge Hotel», depois de ter sido comprado, em 2016, ao Novo
Banco pelo grupo «AP Hotels & Resorts» e após uma intervenção
que rondou os três milhões de euros e durou cerca de seis meses. Com 137
quartos, divididos entre 134 standard/standard vista piscina e três suites, a
unidade hoteleira oferece um restaurante e bar panorâmico abertos também ao
público em geral, um Lounge Bar no terraço com animação musical, duas salas
para eventos e conferências com capacidade para 140 e 30 pessoas, piscina exterior
e interior, ginásio, Wi-Fi gratuito em todo o hotel, serviço de lavandaria e um
spa, entre outras facilidades.
Xisco Homs é o diretor do renovado Maria Nova Lounge Hotel,
enquanto a Chef Milene Nobre assina as propostas gastronómicas, com uma aposta
na fusão entre a cozinha algarvia, rica e criativa, também pelos genuínos e
variados produtos da região, e a cozinha internacional. A unidade hoteleira
pretende ainda ser um espaço aberto à cidade e de descoberta da cidade e do
concelho, que se destaca pelo seu património cultural, mas também pela sua
natureza, palco de inúmeras possibilidades de práticas desportivas.
Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira e António Parente, do grupo «AP Hotels & Resorts» |
Com o Maria Nova Lounge Hotel, o grupo «AP
Hotels & Resorts» passa a ter cinco unidades hoteleiras, todas localizadas
no Algarve, juntando-se ao Hotel Eva, em Faro, ao Hotel Oriental, em Portimão e
aos Adriana Beach Resort Hotel e Victoria Sport& Beach Hotel, em Albufeira.
“Queremos que este hotel seja uma referência em Tavira e, para tal, tivemos a
preocupação de recuperar todas as suas zonas. Julgamos que, neste momento, está
capaz de satisfazer as mais altas exigências”, indicou o empresário António
Parente, no dia da reabertura, considerando que Tavira é uma cidade que está
muito bem preservada e que poderá constituir, no futuro, um importante polo
turístico, “sobretudo para aquelas pessoas que procuram história”.
O hotel estará também “aberto” aos locais, reforçou o empresário,
com qualquer pessoa a poder usufruir do restaurante e do lounge bar e não
apenas os hóspedes. “O turismo está, felizmente, a correr bem para toda a gente
e precisamos ter a coragem para satisfazer os clientes e para desenvolver um
trabalho de cativação e de melhoria de todos os nossos serviços. Queremos
captar o mais possível clientes fora da época alta”, acrescentou António
Parente, garantindo que o grupo está sempre atento ao turismo e a intenção é,
de facto, crescer mais neste setor económico.
Para Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de
Tavira, a aquisição do Hotel Porta Nova pelo «AP Hotels & Resorts»
demonstra que os grandes grupos acreditam que vale a pena investir neste
concelho do sotavento algarvio. “Este hotel foi completamente reformulado e
esteve muito pouco tempo fechado, apesar das obras profundas que sofreu.
Estamos bastante felizes porque este grupo hoteleiro vai trazer mais dinâmica
ao centro da cidade e isso é fundamental para a autarquia”, sublinhou o edil
tavirense. “Correu tudo bem durante o processo, fruto da seriedade e
responsabilidade que todos tivemos para tornar este investimento possível”,
destacou.
Num dia particularmente feliz para Tavira, Jorge Botelho
reconheceu que o concelho, e a cidade, precisam de maior capacidade hoteleira,
principalmente durante o Verão, altura em que o município está completamente
esgotado. “As pessoas ficam em Tavira para ir à praia, comer e divertir-se à
noite e depois vão dormir a outros sítios, porque estamos em overbooking, daí a importância da
iniciativa empresarial para constituir mais unidades hoteleiras”, apontou o
autarca, revelando que há mais perspetivas de investimento no concelho no curto
e médio prazo. “Tavira tem apostado muito na preservação e recuperação do seu
património histórico e no produto cultural, somos a comunidade representativa
em Portugal da Dieta Mediterrânica da UNESCO, e isso está a dar os seus frutos.
O nosso padrão de vida é reconhecido em todo o mundo e esta combinação entre
qualidade, património, cultura, segurança, paz e sossego, é atrativa para os
investidores”.
Investimentos que, para já, passam pelo retomar, até à
Páscoa, das obras de uma unidade hoteleira cinco estrelas no Alto do Perogil,
mas o futuro poderá trazer novidades no que toca ao interior da cidade de
Tavira. “Temos assistido à aquisição de muitas casas apalaçadas que, de alguma
forma, estavam fechadas e abandonadas, e os projetos estão na Câmara Municipal
para a reconversão em unidades de charme no centro histórico, ou em pequenas
unidades de alojamento local, o que permitirá que toda esta malha urbana dê
resposta em termos de dormidas”, anteviu Jorge Botelho. “Não é só fundamental
construir-se de novo, mas olhar também para algum património existente que se
estava a degradar e torná-lo em oportunidades de negócio”.
Presente na abertura do «Maria Nova Lounge Hotel» estava
igualmente Desidério Silva, presidente da RTA, porque a entidade está
permanentemente preocupada em valorizar tudo aquilo que contribua para o
aumento da oferta e da qualidade hoteleira na região. “Tavira é um município
onde fazem falta camas e esta requalificação e reabertura é extremamente
importante. Sendo Tavira um destino cultural muito forte, essa atratividade só
pode ser reforçada se houver equipamentos e instalações onde os visitantes
possam ficar. Queremos uma oferta cada vez mais diferenciada e disponível em
todo o Algarve e, no sotavento, ela ainda continua abaixo da procura”, referiu
o responsável pelo Turismo do Algarve.