Após seis meses de obras de renovação e reabilitação, o Hotel Porta Nova, em Tavira, deu lugar ao «Maria Nova Lounge Hotel», a quinta unidade do grupo «AP Hotels & Resorts» na região algarvia. Aumenta, desta forma, a capacidade hoteleira de um concelho que está a crescer a olhos vistos, alicerçado no binómio cultura e história e sempre com a Dieta Mediterrânica como pano de fundo.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

O Hotel Porta Nova, em Tavira, reabriu, no dia 24 fevereiro, como «Maria Nova Lounge Hotel», depois de ter sido comprado, em 2016, ao Novo Banco pelo grupo «AP Hotels & Resorts» e após uma intervenção que rondou os três milhões de euros e durou cerca de seis meses. Com 137 quartos, divididos entre 134 standard/standard vista piscina e três suites, a unidade hoteleira oferece um restaurante e bar panorâmico abertos também ao público em geral, um Lounge Bar no terraço com animação musical, duas salas para eventos e conferências com capacidade para 140 e 30 pessoas, piscina exterior e interior, ginásio, Wi-Fi gratuito em todo o hotel, serviço de lavandaria e um spa, entre outras facilidades.
Xisco Homs é o diretor do renovado Maria Nova Lounge Hotel, enquanto a Chef Milene Nobre assina as propostas gastronómicas, com uma aposta na fusão entre a cozinha algarvia, rica e criativa, também pelos genuínos e variados produtos da região, e a cozinha internacional. A unidade hoteleira pretende ainda ser um espaço aberto à cidade e de descoberta da cidade e do concelho, que se destaca pelo seu património cultural, mas também pela sua natureza, palco de inúmeras possibilidades de práticas desportivas.

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira e António Parente, do grupo «AP Hotels & Resorts»

Com o Maria Nova Lounge Hotel, o grupo «AP Hotels & Resorts» passa a ter cinco unidades hoteleiras, todas localizadas no Algarve, juntando-se ao Hotel Eva, em Faro, ao Hotel Oriental, em Portimão e aos Adriana Beach Resort Hotel e Victoria Sport& Beach Hotel, em Albufeira. “Queremos que este hotel seja uma referência em Tavira e, para tal, tivemos a preocupação de recuperar todas as suas zonas. Julgamos que, neste momento, está capaz de satisfazer as mais altas exigências”, indicou o empresário António Parente, no dia da reabertura, considerando que Tavira é uma cidade que está muito bem preservada e que poderá constituir, no futuro, um importante polo turístico, “sobretudo para aquelas pessoas que procuram história”.
O hotel estará também “aberto” aos locais, reforçou o empresário, com qualquer pessoa a poder usufruir do restaurante e do lounge bar e não apenas os hóspedes. “O turismo está, felizmente, a correr bem para toda a gente e precisamos ter a coragem para satisfazer os clientes e para desenvolver um trabalho de cativação e de melhoria de todos os nossos serviços. Queremos captar o mais possível clientes fora da época alta”, acrescentou António Parente, garantindo que o grupo está sempre atento ao turismo e a intenção é, de facto, crescer mais neste setor económico.
Para Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira, a aquisição do Hotel Porta Nova pelo «AP Hotels & Resorts» demonstra que os grandes grupos acreditam que vale a pena investir neste concelho do sotavento algarvio. “Este hotel foi completamente reformulado e esteve muito pouco tempo fechado, apesar das obras profundas que sofreu. Estamos bastante felizes porque este grupo hoteleiro vai trazer mais dinâmica ao centro da cidade e isso é fundamental para a autarquia”, sublinhou o edil tavirense. “Correu tudo bem durante o processo, fruto da seriedade e responsabilidade que todos tivemos para tornar este investimento possível”, destacou.


Num dia particularmente feliz para Tavira, Jorge Botelho reconheceu que o concelho, e a cidade, precisam de maior capacidade hoteleira, principalmente durante o Verão, altura em que o município está completamente esgotado. “As pessoas ficam em Tavira para ir à praia, comer e divertir-se à noite e depois vão dormir a outros sítios, porque estamos em overbooking, daí a importância da iniciativa empresarial para constituir mais unidades hoteleiras”, apontou o autarca, revelando que há mais perspetivas de investimento no concelho no curto e médio prazo. “Tavira tem apostado muito na preservação e recuperação do seu património histórico e no produto cultural, somos a comunidade representativa em Portugal da Dieta Mediterrânica da UNESCO, e isso está a dar os seus frutos. O nosso padrão de vida é reconhecido em todo o mundo e esta combinação entre qualidade, património, cultura, segurança, paz e sossego, é atrativa para os investidores”.
Investimentos que, para já, passam pelo retomar, até à Páscoa, das obras de uma unidade hoteleira cinco estrelas no Alto do Perogil, mas o futuro poderá trazer novidades no que toca ao interior da cidade de Tavira. “Temos assistido à aquisição de muitas casas apalaçadas que, de alguma forma, estavam fechadas e abandonadas, e os projetos estão na Câmara Municipal para a reconversão em unidades de charme no centro histórico, ou em pequenas unidades de alojamento local, o que permitirá que toda esta malha urbana dê resposta em termos de dormidas”, anteviu Jorge Botelho. “Não é só fundamental construir-se de novo, mas olhar também para algum património existente que se estava a degradar e torná-lo em oportunidades de negócio”.
Presente na abertura do «Maria Nova Lounge Hotel» estava igualmente Desidério Silva, presidente da RTA, porque a entidade está permanentemente preocupada em valorizar tudo aquilo que contribua para o aumento da oferta e da qualidade hoteleira na região. “Tavira é um município onde fazem falta camas e esta requalificação e reabertura é extremamente importante. Sendo Tavira um destino cultural muito forte, essa atratividade só pode ser reforçada se houver equipamentos e instalações onde os visitantes possam ficar. Queremos uma oferta cada vez mais diferenciada e disponível em todo o Algarve e, no sotavento, ela ainda continua abaixo da procura”, referiu o responsável pelo Turismo do Algarve.