A Marcha/Corrida de Carnaval de São Brás de Alportel realiza-se pela primeira vez no sítio da Mesquita, no dia 26 de fevereiro. Tendo como ponto de encontro a Escola EB 1 da Mesquita, pelas 9h30, o percurso parte à descoberta dos aromas campestres que invadem o ar e anunciam para breve o regresso da primavera.
Esta edição especial da Marcha/Corrida de Carnaval apresenta dois trajetos distintos: um de cinco e outro de 10 quilómetros de dificuldade média, desafiando centenas de participantes, de toda a região do Algarve, a descobrir a riqueza natural do território são-brasense. Os circuitos definidos conduzem os participantes, passo a passo, por veredas protegidas por antigos muros de pedra ao encontro de elementos do património rural que salpicam a paisagem, antigos moinhos de ventos, ar puro perfumado pelas amendoeiras em flor, num percurso pelo barrocal são-brasense.
A Marcha Corrida de Carnaval é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude, organizada a nível local pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel com o intuito de promover a prática desportiva para todas as idades, bem como mostrar a diversidade de paisagens e potencialidades existentes no concelho.