No âmbito do projeto europeu que Loulé lidera, «Vital Cities – Make You Active», tem lugar, no dia 3 de março, no Cine-Teatro Louletano, o Seminário «Obesidade e os novos desafios da atividade física». Nas sociedades atuais emerge a problemática da obesidade, flagelo que tem vindo a agudizar-se nas sociedades de consumo, que importa compreender e combater face a novas informações e conhecimentos, hoje em dia ao dispor de todos nós, nos vários domínios científicos que se dedicam a compreender este fenómeno e as suas implicações.
Nesse sentido, têm vindo a intensificar-se as ações de vários agentes no sentido de incrementar a prática de atividade física, de forma planeada e otimizada, potenciando os seus benefícios e implicações para o bem-estar da população no seu geral, melhorando as suas experiências desportivas e a qualidade de vida. Desta forma, importa compreender e atualizar conhecimentos, nomeadamente as implicações psicológicas, medidas estratégicas de cariz político, bem como perspetivas e visão ao nível das práticas de urbanismo atuais e futuras, visando o incremento de atividade física nas sociedades contemporâneas.
Este Seminário irá abordar os seguintes temas: a evolução do conceito da obesidade como doença; a obesidade e a prescrição médica de exercício saudável; a cidade como indutor de exercício físico; que exercício e que alimentação para uma boa gestão do peso; qual a fórmula de sucesso para combater a obesidade no século XXI; benefícios e obstáculos de cariz psicológico face à adesão à atividade física e suas implicações. As inscrições são gratuitas para os parceiros locais do projeto «Vital Cities – Make you active», estudantes e funcionários da Autarquia. Todos os interessados devem enviar um email para tiago.guadalupe@cm-loule.pt. O Seminário é creditado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), sendo atribuídos aos formandos 1.2 unidades de crédito na componente geral, relativo ao título profissional de técnico/a de exercício físico.