A terceira fase do objeto OUTDOOR Algarve - Jovens Criadores, inserido no Programa «365 Algarve», vai percorrer vários locais na cidade de Faro, numa organização conjunta do CIAC, Associação P28 e Câmara Municipal de Faro. A inauguração acontece no dia 4 de março, pelas 16h, com os três projetos vencedores do Opell Call: Rodrigo Rosa aka Ryuuzaki (no Jardim São Francisco), Ninolla Elisabeth & M´Alice (na Estrada de São Luís) e Gustavo Jesus (na Avenida Calouste Gulbenkian).
Este projeto pretende assumir um papel dinamizador ao adotar um formato pouco convencional na arte pública contemporânea, que se replica por manifestações de jovens e artistas emergentes na região do Algarve ainda pouco reconhecidos no panorama artístico nacional, mas sob uma vertente «site specific» – obra específica para o espaço. Esta solução conceptual compreende uma necessidade estética, orientada pelo suporte utilizado (neste caso um outdoor publicitário) para a receção de obras.
Pretende-se o reaproveitamento de um tipo de suporte, por demais omnipresente na paisagem urbana, recuperando aquela que é a sua reconhecida eficácia comunicacional para as finalidades da arte. A ideia subjacente a este programa geral surge de uma perspetiva pragmática: implicar espaços incontornáveis no atual paradigma do tecido social e urbano por forma a trazer a arte para o quotidiano, ao fazer uso de suportes publicitários e informativos, espaços de transição e superfícies comerciais como meios/veículos de programação artística.
Para lá da fruição estética, a ocupação de espaços normalmente conotados com outros propósitos e tradicionalmente alheios à Arte, permitirá uma maior equidade no seu acesso, capitalizando a disponibilidade do cidadão comum, indo diretamente ao seu encontro e «forçando-o» a aceder a propostas de arte contemporânea. Com esta orientação estética (mas também pragmática) pretende-se atingir um ideal conotado com a massificação do acesso à Arte, numa verdadeira manifestação do conceito de arte-pública, na qual esta entra em contacto com o espetador de modo espontâneo.