Concertos, palestras, teatro nas igrejas e ermidas de Tavira integram o programa «Tavira, Património e Artes», que decorre entre 4 de março e 22 de abril. Tavira é uma cidade nacional e internacionalmente reconhecida como possuidora de património monumental e artístico valioso, simultaneamente muito antigo, confirmado pelas estruturas e pelos vestígios arqueológicos de povos da Antiguidade na sua maioria vindos do Mediterrâneo.
Este programa visa valorizar e divulgar o extraordinário conjunto de recursos culturais, abrindo as igrejas à fruição dos visitantes e promovendo o património artístico arquitetónico, pictórico, dramático e musical português e internacional. Para cada igreja haverá um programa relacionado com o período histórico, estética construtiva, património artístico, características físicas e lotação dos edifícios.  As entradas são gratuitas.

Programa:
4 de março
Igreja de Santa Maria
10h30 - Palestra: «A Ordem de Santiago em Tavira: Da conquista ao Património», por Luís Filipe Oliveira (Doutorado em História Medieval. Professor auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve);
21h30 - Concerto: Carmin’Antiqua Raízes do Al-Gharb (música árabe e medieval)

11 de março
Igreja de Santiago
10h30 - Palestra: «A Conservação e restauro e os seus problemas: o caso revisitado dos painéis de Tavira», por António João Cruz (Doutorado em Química Analítica. Professor adjunto e diretor do curso de Mestrado em Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar)
21h30 - Concerto: Ensemble Galhardia (música medieval)

17 de março
Igreja do Carmo
21h30 – Concerto: «As Quatro Estações» de Antonio Vivaldi, pelas Damas de São Carlos (música barroca)

18 de março
Igreja do Carmo
21h30 – Concerto: Trio Contrasti «Em torno das Estações – Vivaldi e Piazzolla» (versão do Piazzola)

25 de março
Ermida de Santa Ana
21h30 – Concerto: Ensemble Diferencias (música medieval e renascentista)

1 de abril
Ermida de São Sebastião
21h30 – Concerto: Divertimento Ensemble «O Barroco Europeu» (música barroca)

8 de abril
Ermida de São Sebastião
10h30 – Palestra: «A pintura mural no Sul de Portugal: a Ermida de São Sebastião», por Patrícia Rodrigues Monteiro (Doutorada em História de Arte (FLUL), Bolseira Pós-Doutoramento apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
Igreja da Misericórdia
21h30 – Concerto: Compositores Ibéricos dos séculos XVII e XVIII - Carla Simões (soprano) e Armando Vidal (órgão)

9 de abril
Igreja de São Paulo
18h – Teatro: «Paiaçu ou Pai Grande» - Os Sermões do Padre António Vieira, pelo ator João Grosso

16 de abril
Igreja do Carmo
18h – Concerto: Stabat Mater Dolorosa de Giovanni Battista Pergolesi (música barroca)

22 de abril
Igreja da Misericórdia
10h30 - Palestra: «A Casa da Misericórdia de Tavira e a arquitetura promovida pelas Misericórdias no século XVI», por Joana Balsa de Pinho (Doutorada em Arte, Património e Restauro (FLUL)).
21h30 – Concerto: Filomúsica Ensemble (música coral portuguesa, polifonia e peças do Barroco português)

O «Tavira, Património e Artes» é um programa da Câmara Municipal de Tavira que conta com o apoio do 365 Algarve, Paróquias de Tavira, Irmandade de Nossa Senhora do Monte do Carmo e da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.