Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Portimão, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promove um conjunto de atividades integradas nas Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, este ano sob o mote «Juntos pela Redução de Catástrofes», que decorrerão durante o mês de março. A data, instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil, e a nível nacional desde 2008, por despacho do então Ministro da Administração Interna, visa este ano sublinhar a importância da coordenação de esforços entre os serviços de proteção civil, as restantes entidades da Administração e os Cidadãos para prevenir e responder a catástrofes de modo eficiente.
Deste modo, pretende-se em Portimão destacar o papel do patamar preventivo do sistema de proteção civil, realçando a necessidade de melhorar o conhecimento sobre os riscos, de implementar sistemas de monitorização e de aviso à população e de envolver os cidadãos numa cultura de segurança, estimulando a sua participação e a ideia de que a proteção é uma responsabilidade de todos e para todos. Ações de sensibilização, suporte básico de vida, exposições de meios e recursos e formação são as temáticas que compõem um conjunto de atividades que, inseridas também no programa do Março Jovem 2017, pretendem sensibilizar os jovens e população em geral para o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil no município de Portimão.


Das atividades preparadas destaca-se, no dia 1 de março, a apresentação e divulgação do concurso «Mascote Oficial da Proteção Civil de Portimão» junto da comunidade escolar e, no dia 2 de março, a edil Isilda Gomes preside à primeira reunião do ano da Comissão Municipal de Proteção Civil, onde será realizado um balanço do plano de atividades do ano transato, e discutidas as matérias relacionadas com a Proteção Civil no concelho, destacando-se de entre uma extensa ordem de trabalhos, a apresentação da 2ª edição do Programa Municipal de Sensibilização «Idosos preparados… Idosos mais seguros!».
Na manhã do dia 2 de março realiza-se ainda um Mass-Training em Suporte Básico de Vida na Escola E.B. 2,3 de Alvor e, pelas 17h, terá lugar uma palestra na Santa Casa da Misericórdia de Portimão, direcionada ao público em geral, onde se pretende envolver os cidadãos no conhecimento dos riscos, tendo em vista a execução de condutas de autoproteção em situações de emergência. De realçar ainda a realização, no dia 4 de março, de mais uma ação para equipas de primeira intervenção que agora envolve as juntas de freguesia, e assim assinalar o arranque para o estabelecimento de futuras plataformas locais de redução do risco de catástrofes, preparando equipas locais de proteção civil.