O Município de Albufeira deliberou abrir um procedimento concursal destinado à adjudicação da empreitada de Requalificação da Descarga de Águas Residuais e Pluviais da Praia do Inatel. Com um investimento estimado na ordem dos 150 mil euros + IVA, a empreitada irá ser executada por ajuste direto, com convite a seis empresas da especialidade. A obra tem um prazo de execução previsto de 60 dias, o que permitirá a conclusão dos trabalhos antes do início da abertura oficial da época balnear, que em Albufeira decorre num período alargado, entre 15 de maio e 15 de outubro.
Refira-se que, em 2011, o Instituto da Água procedeu à alimentação artificial da praia de Albufeira, numa extensão de aproximadamente dois quilómetros (entre a praia do Peneco e o Forte de S. João), com areias dragadas ao largo da costa, com um volume total na ordem dos 600 mil metros cúbicos, o que permitiu o alargamento do areal entre 30 e 50 metros. O aumento da cota do areal implicou o reacondicionamento das quatro principais descargas de águas pluviais existentes na zona, no entanto, as soluções técnicas adotadas na época vieram a revelar-se ineficazes, principalmente durante a época baixa, resultando no arrastamento de areias em grande extensão e altura e na destruição dos drenos de descarga com forte impacte visual negativo para os utilizadores da praia.
Com esta obra, a Autarquia pretende minimizar os problemas causados pelo arrastamento das areias, sobretudo a seguir a períodos de forte pluviosidade. Os trabalhos, uma vez concluídos, irão assegurar a contenção do enchimento da praia, impedir o assoreamento da zona de descarga de águas residuais pluviais e facilitar o seu rápido escoamento. Serão também executadas comportas que irão minimizar o risco de descargas na praia e uma rampa de acesso ao areal para facilitar o acesso a meios pesados. Entretanto, no âmbito de uma outra empreitada, irá ser construída uma segunda rampa de acesso ao areal para pessoas com mobilidade reduzida.
Para Carlos Silva e Sousa, não há dúvidas de que se trata de uma obra fundamental num concelho que é conhecido pela excelência das suas praias, quer a nível paisagístico, quer da qualidade ambiental das suas águas balneares. “Não podemos correr o risco, sempre que chove mais intensamente, de vermos um dos principais areais na frente urbana do concelho ser atingido pela escorrência de águas pluviais, que, por vezes, originam a formação de um pequeno lago e provocam a acumulação de areias que desfiguram a praia”, refere o edil albufeirense.