No próximo dia 2 de março, pelas 18h, o Cine-Teatro Louletano promove, na Universidade do Algarve, uma palestra sobre «Desenvolvimento Musical e Criação Artística», proferida por Helena Rodrigues, da Companhia de Música Teatral e docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A conferência realiza-se no Anfiteatro 0.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve e resulta de uma parceria com a Companhia de Música Teatral e a Escola Superior de Educação e Comunicação daquela instituição de superior de ensino. 
O Cine-Teatro Louletano introduz, deste modo, na sua intervenção para 2017, uma linha estratégica de programação que visa, sobretudo, colmatar uma lacuna identificável na região algarvia a nível do campo da arte para a infância: a falta de componente formativa especializada e atualizada, bem como de maior reflexão crítica e debate sobre esta temática, e o ainda diminuto número de inovadoras/questionadoras abordagens performativas dirigidas às primeiras infâncias. Esta palestra inaugural marca, assim, o início de uma colaboração com caráter de continuidade com a prestigiada Companhia de Música Teatral para o presente ano, em estreita colaboração com a Escola Superior de Educação e Comunicação da UALG, e visando, a breve trecho, um alargamento da mesma à Rede AZUL – Rede de Teatros do Algarve.
A Companhia de Música Teatral é uma companhia dedicada à exploração da música como ponto de partida para a interação entre as várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da música cénica ao teatro musical. Esta Companhia aposta num trabalho de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação de ideias sobre a importância da experiência musical, em especial nas idades mais precoces, e tem-se afirmado como uma companhia de referência incontornável a nível nacional e internacional, apresentando os seus reconhecidos trabalhos em Portugal e um pouco por todo o mundo.
A conferência tem a duração aproximada de 60 minutos, seguida de debate, e tem entrada gratuita, requerendo inscrição prévia até ao dia 28 de fevereiro. Destina-se a alunos universitários das áreas da Educação Pré-Escolar e Básica, bem como a educadores de infância, docentes, animadores e mediadores socioculturais, músicos, programadores, bibliotecários, curiosos e outros interessados no trabalho com as primeiras infâncias. A ação insere-se numa mais vasta, fértil e contínua colaboração que a Câmara Municipal de Loulé tem estabelecido com a Universidade do Algarve no sentido de criação de sinergias e parcerias que permitam qualificar ainda mais, alargar, diversificar e reforçar a sua oferta quer cultural quer noutros domínios de intervenção.