Albufeira esteve representada na 29.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu de 15 a 19 de março, na FIL – Parque das Nações, e a autarquia preparou uma programação especial para dar a conhecer as potencialidades do concelho. No primeiro dia, o destaque foi para a apresentação da 9.ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal pela Confraria Bacchus de Albufeira, a ter lugar no Espaço Multiusos, de 5 a 8 de maio, contando com a presença de cerca de 120 produtores nacionais que se deslocam a Albufeira para promover os seus produtos, que incluem também os queijos, os enchidos e o azeite.
Um dos momentos altos foi a apresentação do Programa de Eventos do Município de Albufeira para os próximos meses. De março a setembro, o concelho vai ser palco das mais variadas iniciativas, desde cinema a teatro, concertos a campeonatos desportivos, celebrações religiosas a degustações gastronómicas. “Estamos a trabalhar para que o turismo seja cada vez mais valorizado, oferecendo um programa de animação eclético e com grande qualidade, que se estende por todo o ano”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. “Temos que valorizar o que é nosso, saber usar as matérias-primas a nosso favor e trabalharmos de mãos dadas com os municípios vizinhos com o objetivo comum de elevar a região e o país”, reforçou Carlos Silva e Sousa.
Um dos destaques do programa de animação vai para o Festival Al’Buhera, que este ano irá trazer à Praça dos Pescadores nomes sonantes do atual panorama musical como Matias Damásio, Miguel Araújo, Resistência, Julian Marley e o grupo HMB. De 26 a 30 de julho, o certame voltará a divulgar as artes e ofícios da região com mais de 60 expositores numa mostra de artesanato e gastronomia. As celebrações do Dia do Município também irão contar com uma das vozes mais aclamadas do momento, Ana Moura, que subirá ao palco da Praça dos Pescadores na noite de 20 de agosto para encantar o público com o seu repertório.
A promoção de Albufeira na BTL 2017 passou também pela divulgação das potencialidades do concelho junto de operadores turístico e do público em geral, dando a conhecer o que de melhor o concelho tem para oferecer, desde as suas praias galardoadas com insígnias de qualidade, à gastronomia típica ou à excelência das unidades hoteleiras.