No dia 21 de março, Dia da Poesia e primeiro dia de Primavera, a Biblioteca Municipal de Faro recebe, pelas 10h, 32 seniores provenientes da Provectus, da Santa Casa da Misericórdia de Faro e da ACASO de Olhão, para participarem em diversas atividades ligadas à poesia. Numa organização conjunta entre a Biblioteca António Ramos Rosa e o 1.º ano do Curso Profissional de Organização de Eventos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, foi criada uma iniciativa cheia de enigmas e desafios, que pretende promover o diálogo intergeracional e a partilha de momentos de boa disposição.
As equipas, compostas por seniores e por jovens alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, terão como desafio descobrir pistas ocultas ao longo de um percurso no Jardim da Alameda. Todas as pistas estão relacionadas com as celebrações deste dia, como, por exemplo, completar o último terceto de um conhecido soneto, ou pescar de um lago uma mensagem contida dentro de uma garrafa. O segredo estará sempre na poesia e na capacidade de a decifrar.
No final deste percurso temático, os participantes terão oportunidade de celebrar o regresso da Primavera, assistindo a um momento teatral no auditório da Biblioteca, com texto de Ana Oliveira e encenação de António Gambóias. A interpretação estará a cargo de Débora Rodrigues e Hauana Nascimento. O evento terá também o apoio de alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão Desportiva da Escola Secundária Pinheiro e Rosa. A terminar, todos os participantes receberão um livro de poemas, gentilmente oferecido pela Biblioteca Municipal de Faro.