O Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, deslocou-se, no dia 29 de março, ao Conservatório de Música de Olhão, para congratular em primeira mão o grupo de jovens alunos da instituição que recentemente conquistou um galardão num concurso internacional. “Fiz questão de estar aqui hoje presente para vos dar os parabéns e dar-vos conta do orgulho que sentimos pelo vosso talento”, afirmou o autarca, estendendo as congratulações aos responsáveis pelo Conservatório: “Nunca é demais sublinhar o mérito dos dirigentes e professores. Os prémios surgem apenas quando o trabalho desenvolvido tem qualidade”, concluiu o edil.
O Conservatório de Música de Olhão ganhou o 1.º prémio na categoria Agrupaciones Musicales no VII Concurso de Bandas Sonoras, realizado na Isla Cristina, em Espanha. Os alunos do 2.º ao 4.º grau do ensino básico do Conservatório de Música olhanense, da Orquestra de Cordas do curso oficial do ensino artístico especializado, dirigida pelo professor José Miguel Gomes, representaram Portugal no evento no país vizinho.


A peça interpretada foi «The Ludlows», da banda sonora do filme «Legends of the Fall», e o nome dado ao agrupamento foi Orquestra Cubista. Alexandra Alves, Augusto Amaro, Cláudia Amaro, Carolina Ribeiro, Chantal Schade, Eduardo Guerreiro, Guilherme Amaro, Inês Ramos, João Cardoso, Maria Carolina Afonso, Maria Moura Varrecoso, Ricardo Martins e Teresa Godinho concorreram com alunos de conservatórios de toda a zona sul de Espanha: Sevilha, Huelva, Cristobal de Morales, Val Verde, Trigueros e Isla Cristina, entre outras localidades, no concurso organizado pelo Conservatório Elemental de Música Vicente Sanchís Sanz, de Isla Cristina.