Autarquia de Olhão investe cerca de 1,5 milhões de euros na Educação e Desporto


A Autarquia de Olhão continuou, em 2016, a encarar o investimento no apoio à Educação e Desporto como áreas prioritárias. Na Educação e Ação Social Escolar, o investimento ascendeu ao milhão de euros, um aumento de cerca de 30 por cento em relação a 2015. Ao Desporto, foram destinados perto de 500 mil euros do Orçamento Municipal.
Na Educação, o esforço do Executivo continua a ser os apoios que incentivam o sucesso escolar, como a oferta dos manuais e material escolar aos alunos do 1.º Ciclo, bolsas de estudo aos estudantes do concelho, refeições ou transporte e passes escolares. O ano passado ficou também marcado por investimentos de vulto que foram efetuados no setor da Educação, com destaque para o apetrechamento das escolas do 2.º e 3.º Ciclos, a instalação de sistemas de ar condicionado em todos os jardins-de-infância, a compra de panelas basculantes e fornos e a aquisição de dois autocarros, este último investimento ultrapassando os 400 mil euros. “A Educação continua a ser uma prioridade deste Executivo, porque só através da educação dos jovens de hoje podemos aspirar a um concelho mais produtivo e mais qualificado no futuro”, sublinha o Presidente da Autarquia, António Miguel Pina, acrescentando que “só num quadro de ajuda àqueles que mais necessitam faz sentido para mim o exercício do poder público autárquico”.
Ainda no que diz respeito à Educação, merecem destaque os apoios no âmbito da Ação Social Escolar ao pré-escolar e ao 1.º Ciclo, que em 2016 ascenderam aos 44 mil euros, bem como o fornecimento de refeições. A Autarquia proporciona diariamente cerca de duas mil refeições, o que representa uma fatia do Orçamento Municipal de cerca de 360 mil euros. No que diz respeito ao Desporto, a maior parcela do orçamento de 2016 foi aplicada na substituição do relvado sintético do Estádio Municipal, onde foram investidos 140 mil euros. “Tratava-se de um investimento crucial no domínio do Desporto no concelho”, adianta António Miguel Pina. “O concelho de Olhão possui neste momento um Estádio Municipal de que todos nos podemos orgulhar, apto a servir as necessidades dos clubes e atletas que dele usufruem”, reforçou.
No que diz respeito aos contratos-programa de desenvolvimento desportivo, foram apoiadas pela Autarquia 21 entidades do concelho com cerca de 305 mil euros, donde se destacam a Associação Desportiva 4 ao Cubo, o Clube Oriental de Pechão, o Ginásio Clube Olhanense e o Sporting Clube Olhanense. “Estamos conscientes do papel que o desporto e a prática desportiva têm para os olhanenses, e estamos conscientes dos benefícios da democratização da prática desportiva para a saúde e bem-estar das populações”, concluiu António Miguel Pina.