A Câmara Municipal de Faro decidiu reativar a Comissão Consultiva para a Edição (CCE), à qual compete a elaboração de pareceres técnicos sobre as propostas de apoio editorial que lhe são remetidas. Sendo reconhecido que a existência de uma atividade editorial regular é um fator de primordial importância no desenvolvimento sociocultural, bem como um garante da preservação do património cultural local, é entendido pela autarquia como fundamental que desenvolva uma política editorial própria, sem, no entanto, esquecer que lhe incumbe enriquecer a produção editorial, através do incentivo e apoio à edição privada, mormente aquela cujo conteúdo apresente qualidade e interesse local.
Nesta conformidade, torna-se necessária a definição de regras e critérios para atribuição de incentivos pela Câmara Municipal, pelo que foram recentemente aprovadas, em reunião do Executivo, as Normas de Apoio à Edição, que contemplam a criação desta Comissão Consultiva. A Comissão, presidida pelo Vice-Presidente Paulo Santos, integra os seguintes membros: Carina Infante do Carmo e Luís Filipe Oliveira, docentes da UAlg; Sandra Martins, Chefe de Unidade de Bibliotecas e Arquivos; Natércia Magalhães, em representação da Direção Regional de Cultura; e Paulo Cunha.
A CCE já está a trabalhar, tendo a sua primeira reunião de avaliação marcada para o mês de maio. Podem ainda candidatar-se a apoio, a ser analisado nesta reunião, as propostas que cheguem até dia 15 de abril. Todas as propostas de candidatura que sejam enviadas depois desta data, transitarão para próxima reunião. A candidatura pode ser efetuada através do formulário, disponível no site do Município, que depois de preenchido, deverá ser remetido para a Unidade de Bibliotecas e Arquivos, Rua Carlos Porfírio, s/n, 8000-241 Faro, ou pelo endereço biblioteca.arquivo@cm-faro.pt.