O Dia Mundial da Árvore e das Florestas, que se assinalou a dia 21 de março, contou com diversas atividades que decorreram em vários locais do concelho de Lagos, entre os dias 20 e 24 de março. Nesta semana foram promovidas várias ações de plantação de árvores (119) e plantas ornamentais (150) em espaços verdes do município e em escolas, de forma a contribuir para o aumento e embelezamento de espaços públicos e, consequentemente para a melhoria da qualidade de vida.
Este ano, as comemorações envolveram um total 34 turmas de oito escolas do ensino público e o Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia, representando a participação de 715 alunos. À semelhança de anos anteriores, participaram igualmente nestas plantações 75 seniores do concelho, nomeadamente utentes dos Lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, Casa de Santo Amaro e do projeto «Saúde em Movimento». Sensibilizar todos os participantes para a importância da preservação das zonas verdes e para as funções desempenhadas pelas árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer ao nível da própria qualidade de vida das populações e o respeito que todos devemos ter pela natureza, foi o grande objetivo destas comemorações.
As iniciativas, organizadas pela Câmara Municipal de Lagos, contaram com o apoio dos Sapadores Florestais de Lagos, Juntas de Freguesia, Centro Ciência Viva de Lagos, formandos do curso de operador de jardinagem da URP da Casa de Santo Amaro, empresas Ferrovial SA e Vibeiras SA, bem como o Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, que disponibilizou material educativo para a comunidade escolar.