Alcoutim organizou, de 24 a 26 de março, o Festival do Contrabando e a iniciativa atraiu milhares de visitantes, apesar do mau tempo que se fez sentir ao longo do fim-de-semana. A cerimónia de abertura contou com a presença de várias personalidades, entre as quais a Comissária do Programa «365 Algarve», Dália Paulo; o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva; a Subdelegada do Governo Espanhol, Asunción Gravalos; e o Ministro das Finanças, Mário Centeno, que reforçaram a singularidade do evento e o seu potencial.
O festival integra-se numa estratégia de desenvolvimento turístico do concelho, com base na promoção do património natural, histórico, gastronómico e cultural. “Pretendemos criar um evento de referência e com expressão regional que assenta no critério de diferenciação e que se pretende como evento âncora no programa cultural de Alcoutim”, frisou o Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves.


O principal aliciante do certame foi mesmo a oportunidade única de realizar a travessia pedonal do Rio Guadiana, entre as localidades de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana. A ponte registou, nos três dias, cerca de 10 mil travessias, contabilizando-se a bilheteira, as passagens gratuitas dos munícipes e figurantes, e os participantes na prova de Trail. E as vilas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana «vestiram-se» a rigor e proporcionaram aos visitantes um cartaz repleto de eventos culturais, com espetáculos de música, teatro, artes e ofícios tradicionais, arte circense, animação musical, personagens trajadas como contrabandistas e guardas-fiscais a passearem pelas ruas.
Em simultâneo tiveram lugar workshops de ofícios tradicionais, debateu-se o tema nas Jornadas do Contrabando, decorreu o Trail del Guadiana – Historias de Contrabando e as fotografias tiradas nos dias do evento vão poder participar no Concurso de Fotografia. Os sabores da serra e do Rio Guadiana foram outra das propostas deste festival, para se apreciar a diversidade que a gastronomia local oferece nesta época do ano e encontrar os doces tradicionais, sabores autênticos e inconfundíveis.


A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim em parceria com o Ayuntamiento Sanlúcar de Guadiana, e contou com o apoio do Governo de Portugal, Turismo de Portugal, Região de Turismo do Algarve, 365 Algarve, Junta de Andalucia e Mancomunidad da Betúria, e com o patrocínio da Fundación Cajasol e Sendae. Contou igualmente com a importante colaboração das diversas associações do concelho.