No âmbito da 2ª edição do Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, e voltando a apostar na vertente formativa (à imagem da edição de 2016), realiza-se, no dia 9 de abril, no Convento do Espírito Santo, um workshop sobre microscopia sonora, a dinamizar pela prestigiada associação Sonoscopia, sediada no Porto.
A criativa associação resume desta forma a proposta formativa: “É frequente ouvirmos uma guitarra elétrica ou uma bateria amplificada, em concertos com sistemas de som capazes de produzir elevados níveis de intensidade sonora. Mas como será o oposto? Como soam as peles de uma bateria tocadas com uma pena, qual é o som do interior da caixa de ressonância de um violino, ou qual o som dos passos de um inseto? Com o recurso a diferentes formas de audição e de amplificação sonora, procuramos revelar novos sons, presentes no nosso quotidiano mas que frequentemente são camuflados pelos sons de forte intensidade. Nesta formação, procura-se ouvir e desvendar novos universos sonoros e enquadrá-los em contextos musicais personalizados”.
A Sonoscopia é uma associação / plataforma de criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos centrados essencialmente na área da exploração / investigação sonora e do seu cruzamento interdisciplinar com várias áreas artísticas, científicas e pedagógicas. A Sonoscopia foi criada em 2011, tendo produzido até à data mais de 500 eventos, criações próprias, atividades pedagógicas e publicações em cerca de 20 países Europeus, Estados Unidos, Líbano, Brasil, Japão, Emirados Árabes Unidos e Tunísia. Dispõe também de um espaço físico localizado na rua da Prelada, Porto, onde estão instalados vários estúdios devidamente equipados para a conceção e produção de criações na área da exploração e investigação eletroacústica, dispondo também de um espaço de residências artísticas que tem acolhido dezenas de artistas de todo o mundo.
A formação tem a duração de três horas (10h às 13h), um limite máximo de 25 participantes e confere certificado. Tem um custo associado de cinco euros por pessoa, que dá acesso gratuito aos restantes eventos realizados nesse dia no âmbito do festival. Este workshop destina-se a alunos das áreas artística e pedagógica, educadores, músicos, animadores e mediadores culturais, e público em geral.